O Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Portugal, Francisco André, participou nos dias 14 e 15 de junho, em Neuchâtel, na Suíça, na reunião informal de ministros de Desenvolvimento do Comité de Ajuda ao Desenvolvimento (CAD) da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), conhecida como “Tidewater Meeting”.
Esta reunião de alto nível debruçou-se sobre a temática “Development Cooperation at a crossroads – Protecting the importante while responding to the urgente” [Cooperação para o Desenvolvimento numa encruzilhada – Proteger o essencial enquanto respondemos ao mais urgente]. Este foi o fio condutor transversal a todas as discussões abordado a partir de três perspetivas, que correspondem a três dos mais prementes desafios da atualidade: necessidades humanitárias sem precedentes, financiamento do desenvolvimento e crise climática.
As reuniões “Tidewater” têm lugar anualmente e proporcionam, desde 1968, uma oportunidade para que decisores políticos e diretores-gerais das grandes agências de cooperação, bilaterais e multilaterais, discutam de forma informal e aberta as políticas e esforços de cooperação.
Sobre a OCDE
A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico é uma organização económica intergovernamental com 38 países membros, fundada em 1961 para estimular o progresso económico e o comércio mundial.
É um fórum de países que se descrevem “comprometidos com a democracia e a economia de mercado, oferecendo uma plataforma para comparar experiências políticas, buscar respostas para problemas comuns, identificar boas práticas e coordenar as políticas domésticas e internacionais dos seus membros”.
A maioria dos membros da OCDE é formada por economias de alta renda com um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) bastante alto e considerados países desenvolvidos. Em 2017, os países membros da OCDE representavam coletivamente 62,2% do PIB nominal global (49,6 trilhões de dólares) e 42,8% do PIB global (54,2 trilhões de dólares internacionais) por paridade de poder de compra. A organização é um observador oficial das Nações Unidas.
Ígor Lopes