› Ígor Lopes
Entre os dias 4 e 6 de novembro, o deputado Paulo Pisco, eleito pelo círculo europeu, esteve na Suíça, onde realizou visitas às unidades consulares e encontrou com a comunidade portuguesa local. O programa incluiu passagens por Sion, Zermatt, Taesch e Genebra.
No dia 4, este responsável visitou o Escritório Consular de Sion, quando teve a oportunidade de falar com as funcionárias “sobre o funcionamento do posto e as suas condições de trabalho”. Este parlamentar esteve também na Associação Portuguesa de Raron, acompanhou a permanência consular em Taesch, cidade onde cerca de metade da população residente é portuguesa, tendo trocado impressões com a comunidade. Houve espaço ainda para um encontro com o presidente da Câmara de Taesch e jantar com os funcionários consulares de Genebra e Sion.
Já no dia 5, Pisco visitou a permanência consular em Taesch e trocou impressões com a comunidade, visitou também a padaria Fuchs Zermatt, que emprega “muitos portugueses” e já venceu vários prémios gastronómicos. Nesse mesmo dia, este deputado esteve na casa “Lusitânia de Zermatt”, almoçou no café português SnackHouse 2020 e participou na Festa da Associação de Pais de Taesch.
“O meu agradecimento à Associação de Língua e Cultura Portuguesa de Tasch pelo convite para participar e intervir perante a comunidade. Abordei a importância do ensino, da aquisição da nacionalidade Suíça, a relação com a comuna e a participação cívica, a necessidade de haver um associativismo forte também em Zermatt e manifestei a minha disponibilidade para apoiar e esclarecer a comunidade em tudo o que estiver ao meu alcance. O meu agradecimento à direção da Associação pelo acolhimento caloroso, muito particularmente, à sua presidente, Salomé Azevedo”, afirmou Pisco.
Por fim, no último dia do programa, 6 de novembro, Paulo Pisco almoçou com membros da comunidade portuguesa na Casa do Benfica de Genebra e visitou um espaço dedicado aos produtos portugueses: “Bienvenue à Lisbonne”.
Ainda em Genebra, Paulo Pisco esteve com Celeste Almeida, residente em Castro D’Aire e originária de Mangualde, que esteve a apresentar o seu livro “A grande Viagem”. Nesta cidade, Pisco encontrou-se ainda com Pedro, da Rádio Arremesso, Augusto Lopes, escritor e colaborador do Gazeta Lusófona, com o vice-presidente da Casa do Benfica de Genebra, José Bemposta, e António Guerra, presidente do Sindicato das Grandes Obras para a Suíça