Foi um ano em que reataram os ensaios, os festivais, inúmeras actuações por toda a Suíça e viveram um festival ímpar com um público presente e que de pé aplaudiram no final, o espetáculo que lhes foi oferecido. Lágrimas, emoções e corações a bater aceleradamente. Foi assim que
despedimos desta festa que contou
com quase mil pessoas a darem
apoio a este nosso rancho Terras de
Portugal Lucerne.
No passado dia 27 Novembro 2022 realizou-se o tradicional jantar natalício, onde quase todos os elementos estiveram presentes.
Começo já por agradecer a calorosa recepção que me foi dada e dizer-vos que tendes no meu coração um refúgio cheio de respeito, carinho e muita admiração.
A festa decorreu com muita animação, entusiasmo e alegria.
Manuel Martins no seu discurso, mostrou-se cansado, o que me deixou os olhos cheios de lágrimas, e com vontade de passar o cargo, mas todos os elementos conseguiram com que o actual presidente continuasse as suas funções.
Parabéns à família Martins que tem tido um papel primordial e que sem este apoio o presidente teria certamente já passado o cargo.
O ensaiador dará continuidade aos ensaios, o que me deixou o coração com um profundo alívio. Não duvido que todos nós tenhamos alguém que nos substitua e que possa provar as capacidades que lhe sejam atribuídas. Mas, sou de opinião, que não devemos mexer num grupo que funciona e que são vencedores. O Rancho Terras de Portugal é firme e encantador. Quando sobem a um palco respiram folclore, no sangue corre folclore, os olhos brilham e tornam-se inevitavelmente os aplausos que quem os ama e aprecia.
Consciente, lancei um desafio a este grupo. Há que inovar o nosso folclore. Chegamos a um ponto que o nosso público merece ver mais e mais do que é o folclore. Mantendo as verdadeiras raízes por respeito aos nossos antepassados, podemos ainda acrescentar novas coreografias, novas danças, novos movimentos e sei que o Rancho Terras de Portugal Lucerne tem um ensaiador perfeitamente capaz de nos proporcionar uma nova visão do que são as nossas danças.
Acredito profundamente que todos os dançarinos estarão à altura de encaixar novos passos e proporcionar-nos um novo festival em 2023. Desejo a todos um 2023 pleno de realizações pessoais, profissionais e folclóricas.
Que todos os ranchos na Suíça reúnam condições, para voltarem ao que éramos antes da pandemia e que a comunidade portuguesa seja consciente de que devemos estar presentes e dar o nosso apoio, porque viver sem cultura é morrer todos os dias um pouco.
Vamos fazer deste 2023 um ano de muitas festas, encontros, sorrisos e mostrar uma vez mais o que é a cultura portuguesa.