O Rancho Folclórico Português de Bienne participou na Festa da Cultura de Lyss, no passado dia 28 de agosto.
O Rancho apresentou uma banca com iguarias bem portuguesas como pernil do espeto, bolos de bacalhau, rissóis de carne e camarão e os bem conhecidos e desejados pastéis de nata.
Todavia, a participação do Rancho Folclórico Português de Bienne não se limitou aos pitéus gastronómicos, que por si só já era muito bom, mas também atuou para mostrar, a todos os presentes, os usos, costumes e tradições da identidade portuguesa.
A festa multicultural de Lyss é uma iniciativa onde se celebra e partilha a diversidade cultural, na qual todos têm oportunidade de aprender mais e apreciar sobre diferentes métodos gastronómicos, musicais e conhecimentos relacionados com a indumentária e as de vários países.
José Sousa, presidente do Rancho Folclórico Português de Bienne, relatou, ao Gazeta Lusófona, a experiência do grupo nesta festa multicultural de Lyss, salientando que foi “enriquecedora, pois permite a interação entre pessoas de diferentes origens, promovendo a compreensão e o respeito mútuo”, acrescentando que o Rancho já participa “há vários anos, precisamente há 19, e é incrível ver a variedade de cores, sabores e ritmos que se unem em harmonia”, frisou José Sousa.
Sobre essas experiências, o presidente do Rancho Folclórico Português de Bienne deu a conhecer que experimentaram pratos tradicionais de vários países, “dançamos ao som de músicas exóticas e aprendemos sobre tradições que antes desconhecíamos. Foi muito gratificante e é uma experiência verdadeiramente enriquecedora que nos faz apreciar, ainda mais, a beleza da diversidade e a importância da inclusão na nossa sociedade”, afirmou José Sousa.
Adélio Amaro