No passado dia 17 de setembro, festejou-se, na antiga cidade Romana, Augusta Raurica, em Augst, o “dia das tradições vivas”. Neste evento participou a “Associação Dança das Culturas”, da qual o Rancho Folclórico de Basileia é membro como representante de Portugal. Este foi o segundo projeto desta Associação, fundada em janeiro 2023.
Desta vez, tratou-se de uma “dança internacional de fitas”, o processo de preparação durou de junho a setembro. No total, houve sete ensaios de duas horas e meia.
Da parte do Rancho Folclórico de Basileia, por Portugal participaram os quatro jovens: Sofia, Liliana (Lili), Samyra e Marco, com idades entre os 11 e os 17.
No dia da atuação vários membros do Rancho acompanharam os seus quatro jovens também trajados como demonstração de apoio. Como o evento realizou-se num domingo, os acompanhantes membros do Rancho acompanharam os seus quatro bailarinos trajados com “Trajes de Domingar”.
Após a “dança internacional das fitas” todos os participantes e todos os espetadores de várias nações, foram convidados a dançar em conjunto, uma verdadeira explosão de culturas e cores reunidas no palco.
No final, houve um aperitivo com petiscos e bebidas tradicionais da Suíça para todos que estavam presentes.