Entre os dias 13 e 14 de setembro, o Rancho Folclórico de Basileia comemorou o seu 25° aniversário e também o seu sexto Festival de Folclore.
O evento, que reuniu centenas de pessoas, ficou marcado pela celebração da cultura portuguesa, além de muita emoção, música, reencontros e animação.
A noite de sábado, 13, foi dedicada à comemoração do aniversário do Rancho, com uma festa inesquecível. Houve petiscos e bebidas tradicionais. A animação contou com o grupo musical vindo de Portugal “Sons do Rio”, que trouxe música tradicional portuguesa.
Além deles, o cantor Fabrício, a cantora Sandra e Soraya proporcionaram momentos únicos para todos os presentes.
A festa foi ainda mais especial com a presença de antigos membros do Rancho, que viajaram de Portugal para celebrar este evento histórico.
Por volta da meia-noite, um dos momentos mais emocionantes aconteceu: todos cantaram os parabéns ao Rancho, num gesto simbólico que reafirmou o carinho e o respeito pela trajetória do grupo. O bolo foi cortado, a champanhe foi servida e a noite seguiu com muita festa até altas horas.
No domingo, 14, o evento seguiu com o sexto Festival de Folclore do Rancho, que trouxe uma excelente representação do folclore português na Suíça. Participaram no festival o Rancho organizador, o Rancho Folclórico Português de Bienne, o Rancho Folclórico Aldeias de Portugal de Baar/ZUG e o Rancho Folclórico Sons de Portugal de Genebra, que abrilhantaram o evento com danças, músicas e trajes tradicionais. O festival foi uma verdadeira viagem pela cultura portuguesa, com apresentações repletas de cor, ritmo e energia.
O evento contou também com a presença de José Filgueiras de Viana do Castelo, um nome da cultura portuguesa, que foi responsável pela apresentação do evento e pela exposição de postais sobre o “Traje Alto-Minhoto”, uma das mais emblemáticas vestimentas tradicionais de Portugal. Conhecido pela sua paixão pelas artes e pela cultura, José Filgueiras tem uma vasta carreira que inclui teatro, espetáculos, fotografia, folclore e gestão cultural. Participou em diversas performances artísticas e exposições fotográficas, incluindo oito exposições nas quais obteve um prémio e três menções honrosas. Além disso, foi produtor do filme documentário “Alto Minho” e tem sido um incansável defensor do folclore como bailador, tocador de instrumentos, dirigente e responsável artístico.
Esta iniciativa contou ainda com um excelente trabalho técnico, com o som acústico sendo fornecido pela Sandra & Bruno, que foram responsáveis pela qualidade impecável do áudio durante todo o evento.
O encerramento da festa foi igualmente emocionante, com uma última apresentação da artista Soraya, marcando de forma inesquecível o fim de uma celebração que ficará gravada na memória de todos os participantes.
A celebração dos 25 anos do Rancho Folclórico de Basileia e a realização do seu sexto Festival de Folclore foram momentos de grande importância para a comunidade portuguesa na Suíça.
A união, o espírito festivo e a manutenção das tradições culturais continuam a ser o ponto alto de uma noite e dia memoráveis.
Por fim, o Rancho Folclórico de Basileia não poderia deixar de expressar a sua gratidão ao seu presidente António Martins, o fundador do grupo que esteve à frente da direção durante estes 25 anos e que recentemente regressou à sua terra natal. A ele, o mais sincero agradecimento.
“O Rancho Folclórico de Basileia também gostaria de agradecer profundamente a todos os que de alguma forma participaram neste evento e a todos os presentes. Sem vocês, esta festa não teria sido tão especial. Agradecemos, de coração, por fazerem parte da nossa história”, disseram os responsáveis pelo evento.
Ígor Lopes
Fotos: OSM