› Ilídio Morgado
A “Rádio Arremesso” comunicou o lançamento de um programa de grande importância para a comunidade portuguesa que também terá a colaboração do “Gazeta Lusófona”.
Numa parceria com a embaixada de Portugal em Berna e os Consulados-Gerais de Genebra e Zurique, vamos ter a presença da Sra. Cônsul Geral em Genebra, Dra. Leonor Esteves, mensalmente nos estúdios, aos sábados, pelas 18h, para esclarecimentos e informação de interesse geral, além de outros mais específicos, nomeadamente os relacionados com o Ensino de Português, Investimento e Comércio e Segurança Social. A primeira data está definida: será a 28 de fevereiro e irá versar sobre o Ensino de Português, desde a inscrição, modo de funcionamento, condicionantes ao funcionamento e esclarecimentos sobre o que de mais importante é necessário esclarecer.
O programa terá uma vertente de informação e outra de resposta a questões colocadas através das redes sociais da Rádio e do consulado, por isso, pedimos que comecem a enviar as suas dúvidas e críticas. Pretende-se que seja um espaço de partilha entre a comunidade e os serviços do consulado, as críticas serão bem-vindas, só as conhecendo se pode melhorar.
Tal como o Sr. Embaixador Júlio Vilela deixou vincado no passado domingo na emissão de lançamento, há várias valências das quais a comunidade, porventura, não têm conhecimento e que muito ajuda a resolver alguns problemas que surjam, falamos do atendimento e da linha telefónica para onde podem dirigir as suas chamadas: 031 560 38 50, entre outros meios. Além disso, os sites internet da embaixada e dos consulados possuem vasta informação detalhada e simplificada sobre todos os assuntos onde se pode limar muitas arestas a uma visita prévia aos serviços consulares. Existem inúmeros recursos que ajudam muito a vida dos cidadãos e que é dever de todos deles terem conhecimento para um melhor funcionamento das estruturas e para uma célere resolução de cada um.
Tal como a Dra. Leonor Esteves mencionou, foi recentemente renovado o equipamento tecnológico das estruturas consulares, o que proporciona um atendimento mais cómodo para todos, sem os constrangimentos de falhas técnicas.
Por ser atual, na mesma ocasião lançaram um alerta para que os cidadãos que as próximas eleições não são presenciais, a não ser que tivessem manifestado essa vontade, continua a ser por via posta. Os eleitores irão receber os envelopes pelo correio, um para o boletim de voto e outro para colocar fotocópia do cartão de cidadão. Existe ainda a hipótese do voto em mobilidade para os que a 10 de março se encontrem em viagem de trabalho ou que por qualquer imprevisto não possam votar no seu local de voto. Não esquecer de verificar onde está recenseado, através da página recenceamento.pt, é fácil e muito prático.
Este programa é um dos frutos da excelente iniciativa da embaixada e consulados que organizou um encontro virtual entre as associações e os serviços consulares, “Portugal Escuta”, o que é uma lufada de ar fresco e de dinamismo para toda a comunidade. Juntos somos muito mais fortes. Por isso, esperamos por todos vós e a vossa participação. Até dia 28.