Portugal em Movimento (PM), depois dos sucessos nos últimos anos, convidou Luís Portela, presidente da Fundação Bial, para orador do próximo encontro a realizar no dia 29 de junho, em Zurique, no Hotel Park Hyatt Zürich, pelas 17 horas.
Recordamos que este fórum já contou com a presença de Fernando Santos, treinador da seleção portuguesa de futebol (2018), António Ramalho, CEO do Novo Banco (2018), José Manuel Durão Barroso, ex-presidente da Comissão Europeia e primeiro-ministro (2018), Leonor Beleza, presidente da Fundação Champalimaud (2019), António Feijó, presidente do Conselho de Administração da Fundação Calouste Gulbenkian (2023) e Rui Miguel Nabeiro, CEO do Grupo Nabeiro Delta Cafés (2024).
Quanto ao encontro do próximo dia 29 de junho, Luís Portela abordará o tema “Bial – uma história de investimento em investigação”.
O encontro contará com a participação do Embaixador de Portugal, Júlio Vilela, e será presenteado com um momento musical da responsabilidade dos prestigiados músicos Beatriz Patrocínio, soprano, e Joel Cardoso, clarinetista.
Beatriz Patrocínio conquistou o Prémio Music Series Festivals 2024, 1.º Prémio de Canto, nível superior, no Prémio Jovens Músicos 2024. Joel Cardoso, músico muito premiado, recentemente entrou para a Backun Musical Services.
Os interessados podem solicitar informações para a respetiva inscrição através do e-mail eventos@pem-pt.com ou na página na internet: https://www.pem-pt.com/
Este é um evento que conta com a colaboração da Delta Cafés, Grupo Nabeiro, “ajuda de berço” e Gazeta Lusófona.
Portugal
em Movimento
Para Manuel Santiago e Ricardo Morgado, responsáveis pelo PM, este género de encontros tem como missão “dar voz ao talento e ao sucesso português”. O objetivo, ao dar vida a este fórum, “é promover encontros regulares, para discutir, identificar, partilhar, promover e potenciar os casos de sucesso na nossa comunidade radicada na Suíça”, por isso os coordenadores do PM entendem que com “este modelo de networking, em cada encontro teremos um convidado que abordará um tema específico. Procuramos trazer para este fórum temas diferenciados, como económicos, desportivos, políticos, científicos e culturais, que num determinado momento suscitem o interesse geral do grupo”, afirmaram Manuel Santiago e Ricardo Morgado.
Os dois mentores do projeto acreditam que este modelo permite “criar laços que fortaleçam a nossa identidade nacional como comunidade produtiva e criativa”, através da “excelência dos diversos contributos individuais” podendo os mesmos criarem uma “mais-valia na sua participação nestes eventos”.
Luís Portela
Licenciado em Medicina. Exerceu atividade clínica e docente universitária nos primeiros anos da sua carreira. Dedicou-se à Bial, na qual foi CEO (1979-2011), chairman (2011-2021) e, atualmente é o presidente. É vogal do Conselho Geral da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar. Foi presidente do Health Cluster Portugal (2008-2017), presidente do Conselho Geral da Universidade do Porto (2009-2013), vice-presidente da Fundação de Serralves (2001-2008) e membro da Direção da Cotec (2006-2012).
É autor de vários livros, entre os quais são de destacar “Ser Espiritual – Da Evidência à Ciência” e “Da Ciência ao Amor”.
Diversas vezes condecorado, recebeu as distinções de Comendador da Ordem do Mérito e Grã-Cruz das Ordens do Mérito e da Instrução Pública, Doutor Honoris Causa da Faculdade de Medicina de Cádis, da Universidade do Porto e da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra.
Adélio Amaro