› Augusto Lopes
Relembrando uma tradição bem antiga em Portugal, a de “Cantar as Janeiras” o grupo folclórico “As Alegrias do Norte”, de Genebra, decidiu enfrentar o frio do mês de janeiro levando música, alegria e votos de bom Ano Novo, às habitações de vários de nossos compatriotas que vivem nesta cidade e nos arredores do cantão.
A tradição de Cantar as Janeiras e os Reis está ligada à quadra natalícia, que representa os peditórios cantados na noite de Natal, de Ano Novo e dos Reis. Trata-se de uma tradição bem antiga, provavelemente uma herança dos romanos, pois eles comemoravam a entrada no novo ano em nome de Janus, o porteiro celestial, deus do passado e do futuro, que fechava a porta do ano que findava e abria a porta do que se iniciava. Janus terá mesmo dado origem à denominação do primeiro mês do ano: Janeiro. Esta tradição mantém-se ainda bem viva em Portugal, sobretudo nas aldeias do Interior do país, e consiste num grupo de pessoas que vão pelas ruas cantar, de porta em porta, músicas que anunciam o nascimento de Jesus. Um anúncio à boa nova e também levando com eles votos de um Bom Ano Novo a quem a porta abrir. Antigamente esses grupos de pessoas escolhiam as famílias mais abastadas, pois sabiam que iriam ser mais generosos com dinheiro, ou com as sobras das Festas Natalícias, e durante essa noite aproveitavam para comer e beber bem.
O grupo folclórico “As Alegria do Norte” foi fundado em 2017 e é composto por pessoas com grande forte ligação às raízes e tradições nortenhas, valorizando a riqueza etnográfica e etnológica que os nossos antepassados nos deixaram. A ideia de cantar as Janeiras foi de alguns elementos do grupo, nomeadamente o casal Goretti e Joaquim, que motivados pelo seu filho Kylian decidiram propor ao resto do grupo e assim começaram há quatro anos esta tradição de cantar as Janeiras em Genebra.
Este ano, o grupo folclórico decidiu cantar as Janeiras no dia 28 de janeiro, tendo visitado vários restaurantes e casas de portugueses que vivem em Genebra e têm apoiado na realização dos eventos deste grupo. Houve mesmo ocasião de atravessar a fronteira e irem animar a clientela e a direção do restaurante L’incontro, situado em Cessy, ( França) tendo sido recebidos de forma calorosa pelo gerente Fernando Santos e sua equipa.
Apesar do frio que se fazia sentir neste dia, dando por vezes a impressão de congelar os dedos, houve um grande convívio e alegria, fazendo as temperaturas baixas registradas nos termômetros. Em entrevista ao nosso jornal, José Lopes, presidente do grupo folclórico prometeu que esta esta tradição irá continuar no próximo ano, pois “ o cantar as janeiras é não só um simbolismo de promover o nosso grupo, mas também uma forma de angariar fundos para as nossas despesas anuais e estamos muito gratos por todas as pessoas que têm apoiado este grupo a manter vivas as tradições de nosso país e trazer um pouquinho da cultura popular de Portugal aos nossos queridos imigrantes”. Acrescentou ainda que este ano festejam o 6° aniversário do grupo, estando previstas várias actividades.
O nosso jornal estará atento e irá apoiar na divulgação, assim como de todas as atividades dos outros grupos folclóricos e associações de nossa comunidade, pois é esse o nosso principal objetivo: dar voz e apoio aos nossos emigrantes na Suíça.
Foto: R.F. Alegrias do Norte