Ígor Lopes
Pedro dos Santos é natural da cidade de Amarante, no distrito do Porto, Portugal. Tem 39 anos de idade e vive na Suíça desde 2004. Chegou ao país helvético quando tinha apenas 21 anos e decidiu deixar Portugal com a “expetativa de fazer um contrato de seis meses e voltar”. “Ainda cá estou”, sublinha.
Pedro dos Santos vive em Leissigen, localidade junto ao lago de Thun, a cerca de dez minutos do Hotel onde trabalha desde 2008. Este português atua como Chefe de Restaurante, também desde 2008, no hotel Carlton-Europe, em Interlaken, no cantão de Berna.
Conversamos com este profissional que falou sobre o dia a dia no hotel neste cenário de pandemia e realçou todos os elementos, serviços e conceitos que atraem os hóspedes de várias partes do mundo.
Onde estão localizados?
O Hotel está localizado na parte Ost da cidade de Interlaken, no cantão de Berna, a cerca de 200 metros da estação de comboios. A proximidade da estação torna-nos bastante procurados, porque facilita a deslocação rápida a vários pontos turísticos, tanto por hóspedes individuais como por pequenos grupos. Estamos situados na extremidade da Avenida principal, a cerca de 300 metros do centro da cidade, perto de lojas e supermercados.
Quantas pessoas trabalham no Hotel?
Atualmente, somos cerca de 30 pessoas a trabalhar no Hotel, este número varia dependendo da estação do ano, sendo este número no verão maior. Felizmente, temos uma equipa bastante diversificada em termos de nacionalidades, desde a Suíça, Portugal, Macedónia do Norte, Itália, Espanha, Alemanha, Holanda, Panamá, Brasil e Iraque.
Qual é o perfil do Hotel?
O Hotel é um Hotel Vintage, albergando muitos itens com estória, desde relógios, a mobiliário e outros utensílios antigos. É um Hotel Only Adults, ou seja, só aceitamos hóspedes acima dos 16 anos de idade, somos um Hotel pet Friendly, são aceites animais de estimação, e somos um Hotel Gay Friendly. Somos um Hotel preparado para receber Seminários/Colóquios, pois dispomos de várias salas preparadas para o efeito.
Qual o perfil dos hóspedes do Hotel?
Os hóspedes do Hotel são maioritariamente casais entre os 40 e os 60 anos que vêm para duas a três noites, mas também temos bastante procura por parte de empresários que se deslocam a Interlaken em trabalho. Diria que antes da pandemia teríamos uma ocupação de 50% turistas estrangeiros e 50% turistas suíços, neste momento, a nossa ocupação é de cerca de 80% turistas suíços e os restantes 20%, turistas estrangeiros. Sendo a ocupação estrangeira maioritariamente oriunda da Europa, como Alemanha, França, Reino Unido e alguns portugueses e espanhóis. Por outro lado, recebemos também muitos Colóquios locais e não locais, de várias áreas distintas como da política, saúde, segurança pública, como por exemplo, a polícia fronteiriça, entre outros.
Qual a vossa imagem na Região?
A nossa imagem na Região é uma imagem de proximidade, de promoção e de entreajuda. Digo isto porque procuramos, sempre que possível, trabalhar com produtos, produtores e distribuidores locais, dando a conhecer aos nossos hóspedes que aquele ingrediente veio de um produtor local, promovendo assim o seu esforço e o seu produto (desde carnes, vinhos, queijos, entre outros). Entreajuda porque procuramos sempre novas ideias para trabalharmos em conjunto, desde eventos temáticos como o “geht fremd”, ou seja, são eventos que criamos para dar a conhecer produtos, produtores e culturas, como já tivemos e teremos muito em breve novamente com a realização do “Portugal geht fremd” entre os dias 11 e 13 de fevereiro, o “Ballenberg geht fremd” entre os dias 18 e 20 de março e o “Master Class geht fremd” nos dias 1 a 3 de abril. Entreajuda também porque temos já há alguns anos um serviço de entrega de refeições ao domicílio, onde somos nós que cozinhamos e distribuímos sete dias por semana a comida ao domicílio, maioritariamente a pessoas com reduzida mobilidade provocada pelo passar da idade, mas também (nos últimos dois anos) por pessoas que estão em isolamento/quarentena pelo Covid.
Que Facilites têm?
O Hotel é um espaço bastante diversificado, tentando proporcionar a todos aqueles que nos procuram a melhor experiência. Por isso, dispomos de um agradável Spa, Cabeleireiro, temos suítes equipadas com cozinha, uma Bio piscina exterior Natural (sem produtos químicos), jardim, terraços com vistas incríveis, dispomos de um Ski Room dedicados aos despostos de Inverno, onde se podem guardar ou mesmo reparar o seu equipamento de Ski, pode também alugar bicicletas e passear pela cidade, pode disfrutar dos três restaurantes existentes no hotel, estamos preparados em termos de espaço e de meios técnicos para a realização de reuniões. Dispomos de Acessos a todas as áreas do Hotel para pessoas com mobilidade reduzida, e, por fim, para os mais sonhadores, temos de uma suíte que se situa no topo (6º andar) de um dos edifícios do hotel que dispõe de um enorme terraço com vistas de 360 graus sobre Interlaken, onde se pode dormir a olhar as estrelas.
Como a Pandemia afetou o vosso trabalho?
Como estávamos praticamente no final do Inverno, e a nossa equipa é também menor nesta altura do ano, ninguém foi dispensado. Mantivemos todos os trabalhadores, embora a incerteza do que se estava a passar levou a muitas anulações de reservas e de eventos já programados. Aproveitamos esta incerteza para dar férias e compensações em dias livres aos nossos trabalhadores. A procura do nosso serviço de entrega de refeições ao domicílio aumentou, fomos redirecionando para outros trabalhos como renovações de espaços, limpezas mais profundas e mesmo algumas pequenas obras procurando nos manter ativos no nosso local de trabalho. Como os restaurantes estiveram fechados durante muito tempo, e o restaurante do Hotel esteve sempre aberto para hóspede, tivemos a ideia de convidar outros restaurantes locais a cozinhar nas nossas instalações para os nossos hóspedes, dando assim também a oportunidade de estes se sentirem uteis durante este período.
Já estão a sentir a retoma do turismo neste momento?
Neste momento, sim, já se começa a sentir a retoma do turismo estrangeiro, visto que estes últimos dois anos a nossa ocupação era maioritariamente por hóspedes suíços, agora começam a surgir as reservas de alguns grupos de Ingleses e mesmo de alemães.
Qual é a taxa de ocupação do Hotel?
O hotel é constituído por três edifícios conectados interiormente entre eles, tem 70 quartos e 14 apartamentos, que estão divididos em várias categorias (Clássicos, Superiores e Suites). Neste momento, a taxa de ocupação variável, sendo os fins de semana mais procurados, com taxas de ocupação entre os 60% a 70%, e entre os 30% e os 40% durante a semana. Em dias especiais, como S. Valentim, Páscoa ou eventos programados, a taxa chega a atingir os 100% de ocupação.
Qual o nome oficial do Hotel?
O nome oficial do Hotel é Carlton-Europe Vintage Hotel, é uma empresa familiar.
Que pontos turísticos estão próximos do Hotel?
O Hotel está localizado em Interlaken, que o próprio nome indica Entre-Lagos, ou seja, Interlaken situa-se entre o Lago de Thun e o Lago de Brienz, logo por si só tem bastante procura para o passeio de barco. Mesmo em frente ao Hotel temos a estação do funicular que em oito minutos nos leva ao topo do Harder Kulm, um paraíso para os amantes das fotos panorâmicas, com vistas sob Interlaken, os lagos e as montanhas em redor como o Jungfrau. O Junfrau é outra atração turística bem procurada, é o ponto mais alto acessível dos Alpes Suíços, onde podemos tocar o glaciar, andar por cavernas de gelo, fazer Ski, etc.… o acesso é feito de comboio por túneis entre as montanhas que nos levam a uma estação subterrânea e daí apanhamos um elevador que sobe o equivalente a 18 andares até ao topo da montanha. Temos o Schnigge Platte, que é o jardim dos Alpes, situado a mais de dois mil metros de altura. Temos vários trilhos para os amantes de passeios ao ar livre, entre bosques, grutas, pontes suspensas, etc.… temos as melhores pistas de ski, temos saltos de parapente, canoagem, entre outros para os amantes da aventura. Temos uma cidade linda para passeios gastronómicos ou para comprar alguns souvenirs. Temos o museu de Ballenberg, as igrejas centenárias, etc… A atração turística em Interlaken vivesse ao ar livre a maior parte das vezes.
Qual a ligação do hotel com a cultura portuguesa?
A cultura portuguesa está muito presente no hotel, há sempre um português aqui e ali a falar, há sempre quem traga um petisco para dar a provar a nossa comida. Normalmente, no dia 1 de cada mês, fazemos um aperitivo com todos os trabalhadores como forma de agradecimento e há sempre quem traga um petisco português nessas alturas. E para provar isso nos próximos dias 11, 12 e 13 de fevereiro vamos realizar no Hotel um fim de semana dedicado exclusivamente à cultura portuguesa, com gastronomia portuguesa, onde não vai faltar o Bacalhau e os Pastéis de Nata, com Fado ao vivo vindo diretamente de Portugal para o efeito, com a colaboração da Casa Lusitana que nos apoia com vinhos e outros produtos portugueses, com a colaboração da Almabarru, que é uma loja on-line na Suíça que vende artigos em barro, têxteis, entre outros de Portugal, e que vai expor nesses dias aqui no hotel, entre outras atividades como uma prova de vinhos portugueses, etc…
Quem é o dono do Hotel?
O dono chama-se Stephan JJ Maeder, está na casa dos 50 anos, é natural de Thun, uma cidade a cerca de 20 km daqui. O Hotel tal como é existe há 22 anos, na verdade, antes do Sr. Maeder comprar o hotel, existia o hotel Europe e o Hotel Carlton, separados fisicamente. O Hotel Europe foi o primeiro a ser comprado em 2001 e só em 2006 é que adquiriu o Hotel Carlton. Depois disso, entre 2006/2007, o Sr. Maeder construiu entre os dois edifícios a Receção do Hotel de forma a conectá-los entre si, daí nasce o Hotel Carlton-Europe. Em 2012, deu início à construção mais recente, desta vez na parte de trás da Receção, aumentando o Hall do Hotel, criando um novo restaurante com uma nova cozinha, uma garagem subterrânea para 60 viaturas e 14 apartamentos nos pisos superiores.
Recebem muitos hóspedes portugueses?
Cada vez mais vimos a receber hóspedes portugueses, muitos deles estão a morar e a trabalhar na Suíça de outras partes como da parte francesa, e temos outros que vêm de férias à Suíça, embora ainda seja um país muito caro para nós portugueses passarmos férias.
Como avaliam o sector turístico na Suíça?
Na minha opinião, o sector turístico na Suíça funciona muito bem, há interligação entre os postos de turismo e os hotéis, funciona como uma rede, há divulgação das atrações turísticas e há cooperação entre os vários sectores. Na Suíça, os vários sectores juntam-se para criar pacotes variados, tipo dormida num hotel, com viagem de comboio a uma atração turística e com jantar num restaurante qualquer… todos tiram proveito.
Como estão a enfrentar a Pandemia?
Estamos a fazer o nosso melhor, otimistas pelo futuro e sempre com pensamento positivo.
Quais os critérios para se poder hospedar no vosso hotel?
Os critérios são muito simples, como somos um Hotel só para Adultos, logo que tenha mais de 16 anos pode se hospedar connosco, pode trazer o seu animal de estimação e terá à sua espera um ambiente familiar e sossegado, ideal para uma escapadinha.
Como preveem o turismo no país e na vossa região?
Nós prevemos que lentamente a situação volte à normalidade, e que sejamos novamente procurados pelos turistas internacionais. Que as restrições de viajar para a Suíça sejam cada vez menos e temos de nos adaptar às novas normas e esperar o melhor.