Alexandra Lima tem 45 anos de idade. É natural de Bragança, Portugal. Tem família em Trás-os-Montes, Minho e Lisboa. Vive em Rüti, uma comuna da Suíça, no Cantão Zurique, com cerca de 11.391 habitantes. A língua oficial nesta comuna é o alemão.
Esta portuguesa considera a sua vida na Suíça “estável”, país onde classifica a vida como “um desafio diário”.
Alexandra trabalha de forma independente nas limpezas e é terapeuta holística.
“Pessoalmente, acho que os portugueses são bem recebidos na Suíça. Passamos a imagem de um povo trabalhador”, disse Alexandra, que reside com o seu marido e filhos.
Quando vai de férias a Portugal, esta cidadã portuguesa sente-se “bem”, pois é onde está a sua família a espera.
Alexandra pensa voltar para Portugal apenas no “futuro”.
Na Suíça, tem conquistado “algumas metas pessoais”. Hoje, Alexandra conta com três filhos, sendo um rapaz e duas raparigas. “Suíça para mim, neste momento, é o meu lar”, frisou Alexandra, que revelou que decidiu morar na Suíça “na esperança de construir um futuro melhor”. Sobre o futuro, diz esperar “ver os meus filhos com a vida organizada para eu poder voltar para Portugal”.
“A vida em Portugal está complicada, então, na área da Saúde, deixa muito a desejar, enquanto que, na Suíça, podemos viver de forma confortável”, defendeu.
Em relação à língua estrangeira, Alexandra avalia que, para ela, “o alemão foi difícil de aprender, mas, agora, já não o vejo como um problema ou obstáculo”.
“Os portugueses vivem na Suíça com eterna saudade de Portugal”, finalizou Alexandra Lima.
Ígor Lopes