O mestre-pintor Orlando Pompeu, detentor de uma obra que está representada em variadas coleções particulares e oficiais em Portugal, Espanha, França, Suíça, Inglaterra, Brasil, Canadá, Estados Unidos, Dubai e Japão, inaugurou duas novas exposições no território nacional.
Estas duas novas exposições, intituladas “Con-Textos Inéditos” e “Con-Textos Helvéticos”, assentes num conjunto de pinturas de aguarelas, e que partilham em comum o facto de serem inspiradas nas recentes vivências do artista plástico na Suíça, foram inauguradas, respetivamente, na Art Gallery D. Pedro, no Porto (1 de março), e no Auditório Municipal de Vila Nova de Paiva (2 de março).
Com uma carreira de quase quarenta anos, bem como um currículo nacional e internacional ímpar, ainda em 2022 foi distinguido em Paris com a Medalha de Bronze da Academia Francesa das Artes, Ciências e Letras, Orlando Pompeu prossegue nestas novas exposições, que estão patentes ao público no decurso do presente mês, a celebração da criatividade, do dinamismo visual, do traço livre e espontâneo, que apreendem a essência humana em formas desconstruídas e cheias de vida.
Refira-se que nos últimos anos, o consagrado artista plástico tem exposto os seus trabalhos com frequência em exposições muito participadas no território helvético. Nomeadamente na Galeria 111, em Zurique; na Fundação Pro Ronco, em Ascona, no Cantão de Ticino; e no Hotel Casa Berno, junto ao lago alpino Maggiore, que têm contando com a presença de vários colecionadores e admiradores da sua singular criatividade e talento.
Daniel Bastos