› Valdemar Reis
A terceira Festa das Nações, organizada pelo departamento responsável das emigrações (FMZ) do Cantão de Zug, teve lugar no sábado, 2 de setembro de 2023, em Zug au lado do lago, sobre um céu azul brilhante e temperaturas de verão.
Mais de 20.000 visitantes estiveram presentes no festival, onde 31 associações de imigrantes do Cantão de Zug demonstraram e venderam produtos gastronómicos da sua cultura. Quer se tratasse de um caril tailandês ou do Sri Lanka, de uma paella ou de uma baklava, não podendo faltar a gastronomia portuguesa com o pastel de nata, espetadas de camarão e outras… a escolha foi enorme. Naturalmente, também foram oferecidas várias bebidas típicas de cada país.
Vários grupos de dança folclórica de todo o mundo dançaram no palco, montado a beira do lago, desde as 13 horas até ao final da noite. Os mais pequenos também subiram ao palco e transmitiram ao público a cultura do país das suas origens. Também com a participação do Rancho Folclore Aldeias de Portugal de Baar que foi aplaudido durante 25 minutos, com um recinto cheio de pessoas de todo o planeta.
Marcou, ainda, presença o grupo das concertinas de Baar/ZG, a cargo da escola de concertinas Alberto Santa, com as músicas tradicionais minhotas.
A atmosfera foi maravilhosa no pequeno palco improvisado ao meio da esplanada. Ali foi oferecido um “workshop” de dança em linha para todas as idades. As pessoas aderiram em grande sucesso.
Para as crianças, a Escola de Mandarim ofereceu recorte de papel, exercícios de caligrafia e roupas tradicionais chinesas para experimentar, e a organização do FRW cozinhou, pintou com os mais pequenos e penteou-lhes o cabelo de acordo com a tradição africana.
Neste festival, a FMZ e as associações de migração do Cantão de Zug, ao participar neste evento, puderam enviar um sinal importante para todos os habitantes de Zug, ao viver juntas de forma tolerante, pacifica e harmoniosa com as suas culturas e gastronomias. Deram, mais uma vez, a conhecer à população de Zug as diferentes culturas e tradições.
O departamento responsável das emigrações (FMZ) do Cantão de Zug, agradeceu a todas as Associações e outros grupos culturais, por toda a disponibilidade prestada neste maravilhoso convívio internacional.