Obra de Cremilde Neves, que vai na sua 3.ª edição, foi apresentada à comunidade portuguesa em Uffikon.
Nos dias 11 e 12 de março, a Câmara Municipal do Cadaval, na pessoa do Vereador Dinis Duarte, fez-se representar em Uffikon, na Suíça, onde decorreu a apresentação da 3.ª edição de “Pegadas da Vida”, obra literária da autoria da cadavalense Cremilde Neves.
Natural dos Casais de Montejunto e emigrante há cerca de 25 anos em terras helvéticas, Cremilde Neves lançou o seu primeiro livro em 2020, publicação que vai agora na sua 3.ª edição e que no passado sábado, 11 de março, foi apresentada no Centro Dona Olímpia, uma casa tipicamente portuguesa localizada em Uffikon, no Cantão de Lucerna (Suíça). Esta sessão, assistida por vários emigrantes portugueses de diferentes regiões, contou também com a animação musical do artista Álvaro Fabião, natural do Alentejo. A receita ideal para um agradável momento de convívio e comunhão.
No momento da apresentação e depois de sublinhar a «enorme honra» que teve em receber a representação do Município do Cadaval neste ato, a autora fez um breve resumo daquilo que se pode encontrar na sua obra. «É um livro de poesia, de pensamentos e de sentimentos. No fundo, também para mostrar aos jovens que tivemos um passado difícil», explicou. «Nasci numa família humilde, que teve muitas dificuldades para criar onze filhos. Apenas tenho a 4.ª classe, mas sempre tive o sonho de escrever um livro, isto porque embora não soubesse escrever muito bem, desde pequena que gosto de o fazer. Então, em 2020 decidi que era altura de fazer algo por mim e lancei a primeira edição deste livro», afirmou Cremilde Neves.
O Vereador Dinis Duarte, presente no evento em representação da Autarquia Cadavalense, começou por agradecer o convite à autora, sem se esquecer de destacar no seu discurso o espírito combativo e resiliente que a caracterizam. «Aquilo que vou conhecendo da Cremilde, aquilo que me vai transmitindo, cada vez mais me convence que estamos perante uma grande mulher. Muitos parabéns e espero que este seja o primeiro de mais alguns livros!»
Com uma plateia composta essencialmente por emigrantes de origem portuguesa, Dinis Duarte lançou a todos os presentes o convite para visitarem o Concelho do Cadaval: «A todos vós, quando tiverem essa possibilidade, tenho o maior prazer em receber-vos no Cadaval».
Já no dia seguinte, 12 de março, houve mais uma oportunidade para interagir com a comunidade portuguesa residente naquele país. Convidados pelos órgãos sociais, Cremilde Neves e Dinis Duarte deslocaram-se à Casa do Benfica de Lenzburg, no Cantão de Argóvia. Recebidos no local pela direção, houve tempo para conhecer as instalações e conviver com alguns compatriotas provenientes de vários pontos do nosso País, nomeadamente, do Concelho do Cadaval.