O Vinho do Porto em destaque na Feira do Valais
Jorge Correia da loja Torga’s promove o Vinho do Porto na região vitivinícola mais importante da Suíça
Jorge Correia é importador de Vinho do Porto na Suíça há perto de 20 anos. Tem uma loja em Charrat, perto de Martigny, assim como um espaço para organizar provas de vinho. Agricultor também, ele está a propor um vinho de qualidade e desloca-se muitas vezes a Portugal às adegas onde escolhe o seu vinho, tais como a Quinta da Foz Ceira e a Quinta da Costa de Baixo (com a marca Bulas), a Quinta Seara d’Ordens, a Quinta do Infantado, a Quinta das Lamelas e a Quinta de Santa Eufémia. Ele dá a descobrir Portugal e a região do Douro a muitos suíços nas suas viagens à descoberta dos vinhos do Porto. Desde 2003, ele está presente na Feira do Valais e tem sempre muitos projetos em vista. No Valais, a região vitivinícola mais importante da Suíça, Jorge Correia é a referência no que toca ao Porto. Faz descobrir esta bebida suave e licorosa a muitos suíços e mesmo até a muitos portugueses que não conhecem o Vinho do Porto de gama superior.
O Vinho do Porto representa 45.000 hectares de vinhas em comparação com o Valais onde a viticultura cobre aproximadamente 5.000 hectares, sendo o Valais a maior região vitícola da Suíça.
A Feira do Valais cresceu muito desde 1960 Torga’s de Jorge Correia e a Feira do Valais 2021
Jorge Correia está presente na Feira do Valais desde 2003. Com o tempo, o seu stand chegou a ser um ponto de passagem obrigatória, uma referência. Esta feira que se realizou no início de outubro foi o primeiro grande evento na Suíça, durante esta fase da pandemia, com perto de 170.000 visitantes em dez dias.
“No início tinha uma loja em Martigny e houve no jornal Nouvelliste uma página inteira sobre a minha loja e o Vinho do Porto. Trouxe bastantes clientes, sobretudo suíços. Os portugueses que vinham ficavam surpreendidos pelos preços. Não tinham o hábito de beber um Vinho do Porto de gama superior. E naturalmente o preço é diferente. Pelo preço de uma garrafa, alguns portugueses, no início, pensavam poder levar uma caixa inteira…”
O Vinho do Porto agora em destaque na Feira – chegou a ser uma tradição
O Vinho do Porto tem agora um lugar de destaque nesta Feira. O sucesso do Vinho do Porto no Valais e na Suíça também se deve à energia e à paixão de Jorge Correia que não está só a vender vinho. Ele está a dar a conhecer um país, uma cultura e a propor uma viagem “de sonho” a Portugal e aos seus sabores.
“Nesta feira há algumas pessoas que reservam uns lugares para vir em grupo e provar só velhos vintages e também dou a provar Vinhos do Porto de 10, 20, 30 e 40 anos. Por exemplo, tive um grupo de pessoas que beberam só vinhos dos anos 1975, 1983 e 1994. Na minha adega o meu Vinho do Porto mais velho data de 1815. Mas este não está a venda.”
“Logo a seguir a Feira do Valais, vou ter provas de vinhos. Nomeadamente, três dias depois desta feira, vou ter uma prova com 40 pessoas. Não posso organizar um tal evento nas minhas instalações e vou-me deslocar desta vez até Sion para um espaço maior.”
Contacto da loja Torga’s em Charrat (Jorge Correia): 079 327 52 30 – vendas/provas de Vinho do Porto
Texto e fotografias
Clément Puippe