Uma convulsão epilética é curta – apenas ajudE. O que deve saber sobre o assunto.
Mão no coração: O que faria se de repente alguém perto de si caísse no chão e depois tivesse convulsões e contraído violentamente? “Grand-Mal” costumava ser chamado de convulsões epiléticas tão grandes. Pode ir mais longe e deixar outra pessoa ajudar? Puxar o telefone e ligar para o 144? Põe alguma coisa na boca da pessoa? Ou filma a estranheza de publicar no Facebook?
Nada disto é o ideal. Na maioria dos casos, a convulsão acabou mais rápido do que a ambulância pode mover-se. É mais importante proteger imediatamente contra ferimentos (ver caixa). “Ajudar não é difícil”, diz Lea John, que vive com epilepsia. “Mas muitas pessoas não sabem o que fazer e olham para o outro lado.” Ou filmam a convulsão sem pedir – porque isso também acontece.
Primeiros
socorros durante uma convulsão
É quase impossível parar uma convulsão uma vez que ela começou. O mais importante é evitar que a pessoa que está tendo a convulsão seja ferida.
Durante uma crise epilética grave, a pessoa perderá a consciência e cairá no chão. O corpo deles ficará rígido e eles se sacudirão e sacudirão. Esses movimentos são geralmente severos.
Uma convulsão geralmente dura de um a dois minutos. É incomum que uma convulsão dure mais do que isso, mas pode durar apenas alguns segundos. Algumas pessoas ficam confusas depois de ter uma convulsão e precisam descansar ou dormir.
Campanha
de informação “Primeiros socorros durante
uma apreensão”
No outono de 2020, a Liga Suíça Contra a Epilepsia lançou uma campanha nacional explicando como prestar primeiros socorros durante um ataque epiléptico. Ele explica como fazer isso do ponto de vista das pessoas que vivem com epilepsia, porque fornecer ajuda é realmente muito fácil – e você nem sempre precisa de uma ambulância. A campanha clara e simples explica o que fazer e apresenta as experiências de três pessoas com epilepsia que também permitiram que suas imagens fossem usadas nos visuais.
Cartão de emergência SOS
O cartão de emergência ou SOS do tamanho de um cartão de crédito pode ser facilmente transportado em uma carteira. Ele contém as principais coisas que qualquer testemunha potencial de uma convulsão precisará saber se a pessoa perder a consciência.