› Valdemar Reis
No passado dia 4 de novembro, nas instalações da moderna sala de espetáculos Gemeindesaal, em Steinhausen, Zug, os responsáveis do R. F. A. P. de Baar, tendo como presidente Manuel Santa, acompanhado por todos os membros da direção, secretária Fátima Santa Martins, tesoureiro Rui Costa, primeiro vogal Agostinho Santos, segundo Alberto Santa, eles próprios com uma longa experiência, organizaram mais uma vez o Festival de Folclore do R. F. A. P. de Baar como sim do convite de quatro ranchos folclóricos.
Os prémios sorteados no dia do festival podem ser levantados. Basta contactar pelo telefone 076 339 99 87 ou 079 730 67 39. Foi convidado o presidente do Rancho Folclórico Lusitano de Zurique, Azevedo, onde teve o privilégio de entregar a fita tradicional ao Rancho da casa.
Foi convidado o cônsul-geral de Portugal em Zurique, Gonçalo Motta, mas, por motivo de doença, não foi possível estar presente. O Rancho F.A.P. de Baar deseja-lhes as mais rápidas melhoras. Estiveram presentes o Rancho Folclórico os Amigos do Arcuense de Lausanne, Rancho Folclórico os Minhotos de Rapperswil-Jona, Rancho Folclórico Terras de Portugal de Luzerna e o Rancho Folclórico da Casa, a dar o fecho de uma noitada com um forte veículo de cultura e preservações dos valores ancestrais, que não deixam morrer as tradições deste povo tão rico nas danças e respetivos trajes.
Para dar continuidade com muita animação, juntamente com o Grupo musical Reviver, com músicas bem típicas portuguesas. Este festival também foi subsidiado com uma tômbola valiosa, sorteada com os seguintes números: 1.º 1552, 2.º 4436, 3.º 1030, 4.º 2811, 5.º 3419, 6.º 4720, 7.º 4188, 8.º 4188, 9.º 3219 e 10.º 1234. Os responsáveis do Rancho Aldeias de Portugal vêm por este meio agradecer a todos os patrocinadores, o que contribui muito para organização de eventos como estes, sem eles seria difícil, como a todas as pessoas que contribuíram na tômbola.
Com algumas dificuldades, ainda temos pessoas que dão todo o seu esforço para que tudo seja bem organizado. Tendo em conta a troca de tradições entre os ranchos, contando com um rico programa recheado de bons grupos de Folclore. A sala estava cheia de tradições e costumes portugueses transmitidos a rigor, do Norte ao Sul de Portugal, pelos seus representantes vindos de diversas partes da Suíça numa sala com mais de 400 pessoas fãs do folclore.
A comunidade portuguesa está grata com toda a disponibilidade da parte suíça com a cedência da sala, porque no cantão de Zug é difícil obter uma sala com dimensões para colher mais de 500 lugares sentados.
A organização vem, por este meio, agradecer a todas as pessoas que, ao longo destes anos, têm ajudado o rancho. Não esquecendo todas as outras que participaram no Festival, como aos voluntários na parte da cozinha e ao pessoal do serviço, deram um grande contributo ao Rancho. Como estamos a alguns dias das festas natalícias, a direção deseja a todos um Feliz Natal e um Novo Ano de 2024 cheio de felicidade e paz.