› Óscar Prazeres
A cultura portuguesa em terras helvéticas tem-se afirmado ano após ano. E, nos últimos dez anos, o nosso Fado tem marcado uma profunda presença.
A vinda da nossa grande fadista Mariza, e que todos já dizem que pode e muito bem ter uma representatividade igual à Amália Rodrigues, pisa forte em qualquer palco helvético. Encanta todos os públicos.
Genebra, Berna e Zurique acolheram-na com salas esgotadas e muita presença portuguesa.
A Swissôtel Kursaal Bern fica muito perto do Centro desta cidade. De muito fácil acesso, é composta por dois restaurantes, um bar e hotel.
E foi no passado dia 27 maio que pudemos ver em toda a sua grandiosa beleza, Mariza. No palco os seus músicos estiveram à altura do momento. Mariza entra em cena a cantar Amália. O silêncio de uma sala cheia dá ainda mais força à sua voz e presença. Que momento profundo tivemos todos o privilégio de viver.
Duas horas em perfeita harmonia com o público. Este que se levantou por inúmeras vezes, aplaudindo de forma firme a voz de Mariza. Cantamos com ela, os fados que ela nos pediu. Fizemos com que voltasse ao palco uma segunda vez. Foi pura magia. Vivemos todos um serão cheio de sensações inigualáveis. Fado é saudade, Fado é tão nosso e a Mariza sabe tão bem levar-nos para outra dimensão, onde a sua voz enche todo e qualquer coração. As rosas estiveram presentes, cantadas e desenhadas no palco que acolheu os músicos e esta grande diva do Fado que é Mariza.
No próximo ano esperamos por ti, e lá estaremos para te aplaudir.