› Leonardo Flores
Sonhadora e guerreira, Lou Carriço, uma portuguesa da cidade de Alburitel, não mediu esforços para traçar o seu destino na cidade de Genebra, na Suíça.
Em férias em terras helvéticas no ano de 1980, a jovem portuguesa encantou-se pelas imagens paradisíacas da Suíça. A busca por um trabalho temporário de três meses tornaram-se em 13 anos a trabalhar num hotel. Em seguida, atuou como agente de segurança numa casa de jogos, onde permaneceu por nove anos. Já no ano de 2000, ingressou numa fábrica de peças automáticas.
Entretanto, a vida traçava um caminho de sonhos e poesias que latejavam no coração desta pequena notável portuguesa. Uma mulher que desde cedo admirava-se com as imagens e com as letras. Por isso, no ano de 2010, realizou dois cursos de fotografia. Profissão que ainda exerce com um dom de traduzir imagens em poesia.
No Ano de 2015, conhece Augusto Lopes, português que, um ano mais tarde, fundaria com ela a ALALS – Académie des Lettres et Arts Luso-Suisse. Augusto convidou-a a participar na Rádio Arremesso aos domingos à tarde, onde não só nascia uma amizade como despertava uma grande parceria. Atuando como fotógrafa, Lou Carriço registava em imagens a participação dos convidados na Rádio.
No ano seguinte, Augusto Lopes convida-a para, juntos com Lucia Aeberhardt, criar uma academia de letras na Suíça. Assim nasce a ALALS. Com sete anos de existência, a instituição possui 200 membros espalhados pelo mundo todo promovendo a Lusofonia.
Lou Carriço não só se torna tesoureira e uma das fundadoras da Academia, mas também começa a trilhar o seu caminho de talento como escritora, poeta e fotógrafa. Em 2017, publica o seu primeiro livro intitulado “A poesia da Imagem” que já se encontra na segunda edição. Unir poesia e fotografia numa obra literária de sucesso possibilitou-lhe vários convites, dentre eles exposições de fotografia em diversos países, tais como Portugal, Itália, Inglaterra e França.
A nossa jovem portuguesa ganhava o mundo com o seu talento e a sua arte. Premiada com o Troféu «Imprensa sem fronteiras» na Categoria de Artes Plásticas em Lisboa, em 2017, e participante em mais de dez antologias, Lou pretende lançar ainda este ano o segundo livro “A Poetisa da Imagem”. Na sua cidade natal, realizou exposições de fotografia.
Atualmente, é empresária da cantora portuguesa Odete Torralvo e diretora da revista “Aquí Latinos”, em Genebra. Com o seu carisma e a sua sensibilidade, Lou Carriço tem transformado a cidade de Genebra numa verdadeira poesia traduzida através dos seus registos fotográficos. Imagens do quotidiano que revelam, em cada clique, a beleza e a arte, não só presentes nas suas fotos, mas na sua alma lusitana que revela o que há de melhor em cada um de nós.