O Consulado Geral de Portugal em Zurique promoveu a apresentação do livro “O 25 de Abril: Relatórios Secretos da Embaixada da Suíça, 1974-1976”, de Reto Monico.
A sessão teve lugar no Hotel St. Gotthard, em Zurique, no passado dia 29 de novembro.
A iniciativa, aberta a toda a Comunidade, contou com a presença de Gonçalo Motta, Cônsul de Zurique, e de Joana Pires, responsável pela área cultural do Consulado.
O evento contou com um brilhante apontamento musical com Inês Castro (flauta) e Marta Patrocínio (piano) que interpretaram, maravilhosamente, vários temas de Joly Braga Santos, Claude Debussy, António Vitorino D`Almeida, Frédéric Chopin e George Enescu e, para encerrar, o prelúdio musical de Carlos Paredes em “Verdes Anos”. Foi um momento de magia, onde os presentes se deixaram embalar por esta maravilhosa melodia que marcou uma grande época musical.
O livro “O 25 de Abril: Relatórios Secretos da Embaixada da Suíça, 1974-1976” de Reto Monico, editado em três idiomas (português, italiano e francês) é mais um testemunho marcante na história recente de Portugal, envolvendo os relatórios da Embaixada suíça no período “quente” de 1974 a 1976.
Foi apresentação enriquecedora, com testemunhos do escritor Reto Monico e palavras do Cônsul, que tornaram este encontro numa tertúlia mais intimista.
› Óscar Prazeres