Jorge Cardoso abriu uma nova loja em Fribourg numa rua muito frequentada na parte antiga da cidade de Fribourg. Entre o Natal e a Páscoa, Jorge Cardoso não vai tirar férias. Efetivamente, neste período, as lojas especializadas na venda de chocolate realizam quase 75% do seu volume de negócios.
Jorge Cardoso, natural de Ovar, emigrou para a Suíça aos 17 anos e formou-se em pastelaria, padaria e chocolataria. Ele foi consagrado em 2018 o melhor chocolateiro do mundo aquando da sua participação no concurso «Culinary World Cup» onde representou a Suíça.
Ele decidiu esta ano deixar o seu emprego de chocolateiro numa cadeia de padaria/pastelaria/confeitaria de Fribourg e lançar a sua própria marca, sempre fiel às suas palavras de ouro que são a criatividade e a excelência.
Uma nova obra-prima em breve
Jorge Cardoso é muito conhecido em Portugal. Já apareceu em vários programas televisivos.
Tinha também a vontade de se estabelecer em Portugal, mas ele optou agora pelo país do chocolate: a Suíça. Os suíços são os campeões do mundo do consumo de chocolate com perto de 9 kg e os portugueses estão quase na cauda da Europa com 1,9 kg. Talvez isso explique também a escolha de Jorge Cardoso.
Depois do seu Cristiano Ronaldo em chocolate (250 horas de trabalho, 120 kg de chocolate), Jorge Cardoso já iniciou a fabricação de uma nova “estrela” em chocolate.
A independência tem um custo elevado – criou a sua própria marca
Jorge Cardoso decidiu este ano lançar a sua própria marca e dar o grande salto para a independência.
Tivemos o prazer de encontrar Jorge Cardoso no seu laboratório já equipado com as últimas máquinas para a confeção de todo o tipo de chocolates e de verdadeiras obras de arte.
Jorge Cardoso é talvez antes de mais um artista e um empreendedor. Sabe a importância dos meios de comunicação social e da publicidade. E ele adora o seu trabalho e não poupa tempo. Para chegar a este nível foram muitos os sacrifícios. E agora o caminho da independência trilha-o ainda com mais trabalho, mais investimento e mais risco.
Se passar por Fribourg, a visita da loja de Jorge Cardoso é quase obrigatória
Ele tem pouco tempo para estar na loja e os clientes que encontrámos ficaram honrados de conhecer pessoalmente o artista do chocolate. É a sua “doce” metade que está atrás do balcão.
Com certeza em alguns meses ou anos, a loja de Jorge Cardoso vai atingir uma nova dimensão, de preferência com mais sabores.
O português campeão do mundo está mesmo no seu elemento no país do chocolate. Gostamos neste tempo de Natal de acreditar em contos de fadas, em que quase tudo é possível neste mundo…do chocolate.
«Não sabiam que a coisa era impossível, então, eles a fizeram» – Mark Twain
Contacto da loja de Jorge Cardoso em Fribourg e vendas por Internet www.jorge-cardoso.com
Clément Puippe
Texto e fotografias