Qual é o trabalho da Associação Laços?
A Laços é um Associação cultural cujo principal trabalho é divulgar a cultura lusófona, assim como os artistas dos países lusófonos junto da nossa comunidade e da população suíça.
Quais os vossos objetivos?
Os nossos objetivos estão descritos nos estatutos da Associação, a saber: A promoção, em todos os domínios, da cultura lusófona; A organização de eventos e outros atos comemorativos; A recolha, a conservação e o tratamento de material informativo ligado à cultura lusófona e à sua história; A organização ou o apoio a projetos destinados às crianças e aos jovens; A promoção de trocas culturais e amizades no seio da sociedade genebrina e com outras populações.
Quem participa?
Nos nossos eventos temos contado com a participação de todas as comunidades de língua portuguesa em Genebra, assim como de pessoas oriundas de outras comunidades estrangeiras visto a dimensão cosmopolita desta cidade, e, evidentemente, tem havido uma boa adesão das autoridades e da população suíças.
Qual o envolvimento da comunidade portuguesa na Associação?
A Associação tem feito eventos diversos, alguns com a duração de cerca de três dias. Isso só tem sido possível porque a comunidade tem se envolvido na organização e na participação regular como público nos nossos eventos.
Que ações têm realizado?
A Laços tem como evento mais importante a realização da festa lusófona. Temos organizado outros eventos, como a festa da cidadania, o dia de Portugal, organizamos a apresentação de diversos escritores, o dia da língua portuguesa e da cultura lusófona. Em 2016, organizamos uma festa em homenagem a Aristides de Sousa Mendes, com a instalação de uma placa comemorativa com o seu nome em frente à árvore na Praça Comunal de Carouge, em Genebra; no dia 3 de abril faz 68 anos que morreu e nós decidimos organizar novamente uma homenagem que conta com a presença de diversas autoridades suíças e portuguesas.
Quem são os seus responsáveis?
O comité diretivo é composto da seguinte forma: Presidente: João de Carvalho Figueiredo; Tesoureiro: Fernando Ribeiro; Responsável cultural: Ana Casanova; Vogal: António Moreira; Vogal: José Lopes; Presidente da Assembleia Geral: José Sebastião; e Presidente do Conselho Fiscal: Manuela Canana.
A pandemia impactou as vossas ações?
Claro que sim, e muito. Durante dois anos, todos os eventos programados foram anulados, como, por exemplo, a feira do livro, que estava previsto durar três dias.
Que atividades promovem?
Participamos na promoção e organização de diversos eventos, na divulgação de artistas e escritores: apresentação de livros, concurso de fotografia, concurso de recitação de poemas de crianças, exposição fotográfica com o título de mulheres daqui e de outros horizontes, debates sobre a língua portuguesa no mundo, mesa-redonda sobre a integração, assim como diversas parcerias com o Estado suíço sobre integração e participação cívica.
Como a população pode interagir com a Associação? Podem-se associar?
A população interage com a Associação nos múltiplos eventos organizados, assim como nas redes sociais. Em todos os eventos temos, como ponto de honra, um local com os estatutos e respetivas fichas de inscrição como membros da Associação.
Que datas ou momentos celebram?
Todos os anos realizamos a feira do livro e a festa lusófona, podemos afirmar que é o projeto central da Laços; outros eventos são discutidos e decididos de acordo com as parcerias e decisões do Comité e da Assembleia Geral.
Que ações estão previstas para o futuro?
A curto prazo temos duas atividades previstas: dia 3 de abril, tivemos a homenagem a Aristides de Sousa Mendes; no dia 7 de maio, teremos a apresentação do livro da escritora Ana Casanova.
Que legado querem deixar junto da comunidade portuguesa na Suiça?
Até este momento já temos duas vertentes: em primeiro lugar, conseguimos a instalação de uma placa de homenagem a Aristides de Sousa Mendes, em segundo, conseguimos reunir numa associação pessoas oriundas de todos os países de língua portuguesa que não trabalham para um país, mas para a divulgação e promoção da língua portuguesa, não é por acaso que o seu nome é Associação Cultural Luso-Suíça Laços. O nome Laços é a união que queremos criar e desenvolver entre as pessoas.
Que mensagem deixam para quem ainda não conhece a Associação?
Participem nos nossos eventos e consultem as nossas redes sociais.
Ígor Lopes