› António Carvalho*
Alunos dos cursos de Língua e Cultura Portuguesa fazem ouvir a sua voz no 2.º Fórum Português da Suíça. A iniciativa Cidadania ParticipAtiva é um projeto agregador de um conjunto de atividades organizadas pela Coordenação de Ensino Português na Suíça (CEPE Suíça), em escolas onde há Cursos de Língua e Cultura Portuguesas.
Insere-se no contexto das comemorações dos 50 anos da Revolução do 25 de Abril em Portugal e será um projeto, designado 1º Parlamento dos Jovens Portugueses de Suíça, integrando o programa do 2.º Fórum Português na Suíça, que decorrerá em Renens e Prilly (VD) entre os dias 25 e 28 de abril de 2024 **
A atividade desta iniciativa que envolveu mais alunos é precisamente o 1.º Parlamento dos Jovens, mobilizando seis professores e nove turmas de jovens alunos lusodescendentes que frequentam os cursos de língua e cultura portuguesas (CLCP). O tema, a partir do qual as turmas aderentes produziram um projeto de recomendação (como se fosse a aprovação de uma lei), é “Liberdades individuais, responsabilidade coletiva”, numa clara ligação às comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.
Outra grande atividade, envolvendo oito professores e mais de uma dezena de turmas de crianças entre os 6 e os 12 anos, promove a educação para a cidadania através das expressões plástica, dramática ou musical. Neste caso, os alunos auxiliados pelos seus professores, criaram uma obra para exposição ou para ser apresentada sob a forma de vídeo ou em palco relacionada com o tema “todos diferentes, todos iguais”. As obras artísticas que exprimem o que as crianças pensam sobre a problemática da igualdade e da diferença serão expostas ou apresentadas durante o Iº Fórum Português na Suíça, em Renens no sábado, 27 de abril, e no domingo, 28 de abril de 2024. Muitos dos jovens autores estarão presentes com os seus professores e familiares.
Sobre o 1.º Parlamento dos jovens de Suíça, por exemplo, os alunos que frequentam os CLCP no Cycle d’Orientation du Renard, no cantão de Genebra, dizem-nos: “Nós conhecemos o projeto Cidadania ParticipAtiva graças ao curso de Português. Achamos que este projeto é muito importante, porque ajuda a sensibilizar os jovens sobre a importância das responsabilidades que cada um de nós tem.” Corroborando a posição destes jovens, os alunos que frequentam o CLCP na École Primaire des Palettes, também no cantão de Genebra, referem: “Do nosso ponto de vista, o tema «liberdades individuais e as responsabilidades coletivas» apresenta-nos assuntos sérios que temos de ter em conta. Esses assuntos permitem a vida em sociedade e, deste modo, são importantes para todos.”
Importa referir que o Iº Parlamento dos Jovens Portugueses é uma boa ocasião para abrir o trabalho realizado nas aulas dos Cursos de LCP na Suíça às comunidades portuguesa e suíça através da participação no II Fórum Português na Suíça e, deste modo, haver mais uma entidade a contribuir para uma memorável comemoração dos 50 anos da Revolução dos Cravos em Portugal.
Os alunos da École Primaire des Palettes contam como decorreu o tempo nas aulas até se chegar ao Projeto de recomendação da escola: “Durante as aulas, quando estivemos a estudar as leis e a sua criação, aprendemos que Portugal tem um sistema democrático, onde os deputados votam e escolhem as leis. Quando temos de criar uma lei, aprendemos que tínhamos de votar para se chegar à maioria dos votos para ela ser aprovada.”
Os debates nas sessões escolares procuraram replicar as sessões parlamentares, nomeadamente na linguagem utilizada, na gestão do uso da palavra e nos procedimentos de votação de braço no ar ou de voto em urna: “na turma, depois de algumas longas discussões com todos os alunos, decidimos pegar nalgumas ideias e fazer um projeto de recomendação comum para apresentar em Renens no dia 28 abril de este ano. A aprendizagem sobre o processo não foi muito grande porque já participámos no Parlamento dos Jovens, que é um projeto a nível nacional, em que alguns jovens entre 15 e 18 anos vão debater no espaço da Assembleia da República.”, testemunham os alunos do Cycle du Renard, entre os quais um que já teve a oportunidade de ser “deputado” à Assembleia da República.
Este tipo de iniciativa promove uma educação integral dos jovens, nomeadamente para o exercício da cidadania responsável e, se atendermos às palavras dos alunos, a iniciativa está a ter sucesso: “Criar uma lei não é coisa fácil! De facto, isso implica muita responsabilidade e criatividade. Com isso tudo, aprendemos como uma lei se forma. As opiniões das pessoas valem muito na hora de decidirmos como votamos. O processo para criar uma lei depende do país, mas geralmente segue as mesmas etapas. Em primeiro, uma proposta de lei é apresentada. Em segundo, a proposta é discutida e debatida no parlamento. E para terminar, a proposta é votada. Se for aprovada fica a ser uma lei.”. Tanto os alunos do Cycle du Renard como os da École des Palettes desejam que o projeto tenha continuidade.
Cidadania ParticipAtiva, um projeto concebido no seio da CEPE – Suíça, evoluiu e extravasou o contexto educativo pensado como um projeto abrangente para atingir objetivos educativos, relacionados com o domínio da língua portuguesa e com a interculturalidade, elevou-se a um patamar de participação cívica no seio de um evento de grande potencial integrador e de empoderamento cultural como é o 2.º Fórum Português na Suíça. Este é um desafio vivido com muito prazer por todos os professores e alunos participantes pelo facto de “saírem” da sala de aula e irem até Renens dar vida ao projeto 1.º Parlamento dos Jovens na Suíça.
* Professor de Português na Suíça, área consular de Genebra.
** O texto integra depoimentos dos alunos de duas escolas participantes: o Cycle d’Orientation du Renard e a École Primaire des Palettes, ambas do cantão de Genebra, aos quais se agradece o entusiamo contagiante e a colaboração para o presente artigo.