› Lurdes Gonçalves
Coordenadora EPE Suíça
www.epesuica.ch
Cinco de maio, o Dia Mundial da Língua Portuguesa, celebrado desde 2019, destaca e enaltece a língua portuguesa, estimula a cooperação e a solidariedade entre os países e as pessoas que a falam.
Por isso, a CEPE Suíça comemorou o Dia Mundial da Língua Portuguesa em 2023, aliando-se a outros parceiros com o objetivo de partilhar experiências e conhecimento, interagindo e comunicando em Português.
Iniciámos esta festa no dia 3 na biblioteca intercultural Globe Livres em Renens, com alunos e professores conversando em torno de Alice no país de Gil Vicente. É uma obra de Catarina Sousa, professora do EPE Suíça, que combina o mundo mágico e fabuloso de Alice, com o conhecimento profundo do mundo de Gil Vicente e das suas personagens tão peculiares. Para além de leituras e dramatização de alguns excertos por alunos da autora, esta respondeu às variadas perguntas dos alunos presentes. A sessão foi musicalmente animada pelas alunas Tatiana Ribeiro, Telma Carmo e Alexandra Botelho, que tocaram concertina.
No dia 4 associámo-nos à celebração dos 100 anos da Travessia do Atlântico Sul, uma iniciativa das Embaixadas de Portugal, do Brasil e de Cabo Verde. As alunas Lara Varanda do Vale e Mariana Botelho Roque apresentaram uma pequena amostra do trabalho dos alunos do EPE na Suíça durante todo o ano de 2022. Celebrámos o feito de Gago Coutinho e Sacadura Cabral, não só pelo o avanço científico relativo à navegação aérea, mas também pelos laços que por essa via se estreitaram entre as pessoas, portugueses e brasileiros, de ambos lados do Atlântico.
No dia 5, em parceria com a Atlantic Santé, inauguramos uma pequena biblioteca no Centre Médical du Montbrillant, em Genebra. Esperamos que a leitura dos livros, com que a CEPE Suíça contribuiu, possam proporcionar bons momentos de descontração em língua portuguesa e que possam estimular os leitores a interagir, a comunicar em português sobre os mais variados temas.
Também no dia 5 divulgámos num evento online, transmitido em streaming no canal Youtube da CEPE Suíça, os resultados do concurso O nosso Livro Objeto. O processo de elaboração dos livros objeto foi longo, mas muito desafiante para todos, tendo os professores frequentado formação específica para o efeito. O júri, que avaliou 44 obras que responderam ao apelo lançado no início do ano letivo, era constituído por três especialistas do mundo dos livros, nomeadamente: Filipa Madeira, ilustradora que dinamizou a oficina Cores e Recortes; Isabel Minhós Martins, escritora e diretora da editora Planeta Tangerina e Ricardo Santos, gestor de projetos internacionais da Porto Editora. Participaram no concurso alunos de todos os níveis de proficiência linguística, de A1 a C1. Concorreram à categoria A (Adaptação/reinterpretação de obra de autor) dezasseis livros: dois do nível A1, dez do nível A2, três do nível B1 e um do nível B2. Na categoria B (Criação de um texto original do grupo/da turma) concorreram vinte e oito criações, a saber: duas no nível A1, nove no nível A2, onze no nível B1, três no nível B2 e três no nível C1.
Terminámos a celebração no dia 6 de maio, em Neuchâtel com um evento dedicado às Mulheres cientistas portuguesas na Suíça, em parceria com a AGRAPS (Associação dos Graduados Portugueses na Suíça), integrado na Semana da Europa em Neuchâtel.
O evento foi apresentado por dois alunos de Neuchâtel, Daniela Santos e Alexandre Martins Coelho, que partilharam o trabalho realizado pelos colegas do cantão sobre aquela temática. Seguiu-se um painel animado por Ana Godinho, comunicadora de Ciência do CERN, com as cientistas Inês Marques, Isabel Aidos, Liliana Duarte e Sylvie Rato. Para além de partilharem com a audiência os respetivos percursos académicos e o que fazem todos os dias, referiram-se à igualdade de género nos respetivos locais de trabalho. Sublinharam também a importância do percurso académico e do conhecimento da língua portuguesa como fatores facilitadores para acesso a variadas oportunidades no mundo do trabalho.
De seguida, e ainda no âmbito deste evento, os alunos e respetivas famílias tiveram oportunidade de participar em ateliês científicos dinamizados pelas cientistas do painel e também pelos cientistas do CERN, Paulo Gomes e Pedro Costa Pinto. Foi uma manhã dedicada às Mulheres e à Ciência em língua portuguesa.
Esperamos que as várias iniciativas da CEPE Suíça no âmbito da celebração do DMLP 2023 possam ter contribuído para fortalecer os laços entre a comunidade portuguesa na Suíça, salientando a forma como esta também se afirma no seio da sociedade helvética, sendo a língua portuguesa o nosso ponto de encontro.