› Rituxa Afonso
Aconteceu no passado dia 29 de outubro a segunda Gala Afrodescendentes Zurique, na Suíça. Oportunidade na qual recebi o convite para entregar o prémio de Homenagem a estimada Isabel Leitão.
A noite de glamour juntou personalidades afrodescendentes provenientes de vários países da Europa para celebrar a dedicação que os nomeados tiveram nas respetivas áreas de atividade que realizam.
Esta celebração, que destacou 15 nomeados, contou com a presença da Dra. Margarida Izata, Embaixadora das Nações Unidas de Angola, em Genebra, na Suíça. Entre outras organizações que também prestigiaram o evento, esteve presente uma representante de Angola.
“A equipa organizadora foi incansável durante a preparação do evento que juntou ao bom repertório do cantor santomense Mesáro Soares e de Pachte di Rima, a luz, a boa gastronomia e a presença de mais de 140 convidados no Hotel”, disse Carlos Félix, organizador do evento.
Entre os galardoados, estiveram Beatriece Schnelli, Ativista (Quénia); Mbye Ebrima (Gâmbia); Waltwer Panda, Atleta (Angola); Mesaro Soares, cantor (São Tomé e Principe); Ângela Carvalho, Enfermeira (Moçambique); Daniel Martinho, Ator e Comediante (Angola); Manuel Marta, Ativista (Angola); Patche di Rima, Cantor (Guiné Bissau); Maria Morais Gomes, Artista Plástico (Cabo Verde); Marco António Del Carlo, Ator (Zimbabwe); Sonja Andersson, Estilista (Angola); Israel Campos, Jornalista (Angola) e Isabel Leitão, Ativista (Moçambique), Jose da Silva, produtor de música ( Cabo Verde) e o Bonga, cantor (Angola).
Aproveito o momento para agradecer a todos os parceiros, os patrocinadores, apoiantes e a toda a sua equipa, a Organização revela o grande desafio por trás desta iniciativa que pretende “promover a união entre os afrodescendentes e também uma oportunidade de conhecerem a Suíça”, um país de capital importância a Europa e o mundo.
Foi, sem dúvida, uma noite memorável e agora esperamos a terceira edição da grande Gala Afrodescendentes.
Com isto, agradeço ainda a todos que reconhecem quem realmente merece ser reconhecido e mostrar ao mundo que o reconhecimento do ser humano é imprescindível. Bem-haja a todos.