O candidato à Presidência da República portuguesa, Gouveia e Melo, esteve na Suíça no início de novembro, onde manteve contacto direto com a comunidade portuguesa.
No sábado, 1 de novembro, participou na 5.ª edição da Festa Portuguesa 2025, em Thônex, nos arredores de Genebra, onde foi recebido pelos emigrantes.
O candidato sublinhou a importância das comunidades lusas no desenvolvimento nacional e internacional.
“Valorizar as diásporas, a comunidade portuguesa, é uma oportunidade para apostar na inteligência coletiva. As comunidades emigradas e imigradas são uma extensão nossa noutras sociedades, um motor importante de desenvolvimento e integração na economia global”, afirmou.
Gouveia e Melo destacou ainda a força e o exemplo da comunidade portuguesa na Suíça.
“Estive na 5.ª edição da Festa Portuguesa, em Thônex, Genebra, onde senti o apoio genuíno da comunidade portuguesa que aqui constrói a sua vida. Obrigado a todos os que acreditam num Portugal com rumo e me deixaram uma mensagem de força. Portugal constrói-se onde quer que haja um português”, declarou.
No dia seguinte, 2 de novembro, o candidato visitou a Casa do Benfica de Genebra, onde foi recebido por dirigentes associativos e emigrantes.
“Emigrantes portugueses, gente corajosa, que saiu para vencer, que trabalha, que se integra, mas que nunca esquece as suas raízes e traz sempre Portugal no coração. Contem comigo: com a minha visão, com a minha experiência em liderança e com o meu compromisso inabalável com Portugal e com os portugueses”, disse.
Ao longo da visita, Gouveia e Melo reforçou a ideia de que o país se constrói com todos os seus cidadãos, dentro e fora das fronteiras.
“Há memórias que vale a pena recuperar. O País é feito com todos e por todos que trazem Portugal no coração e é a soma de todas as diferenças, sem distinção de cores, credos ou culturas”, reiterou o candidato, acrescentando: “Estive em Genebra, onde milhares de portugueses mostram o que significa levar Portugal no coração e constroem, todos os dias, o seu futuro com trabalho, dedicação e orgulho. Obrigado a todos os portugueses que me receberam de braços abertos. Portugal constrói-se com todos”.
A deslocação à Suíça integrou a agenda internacional da candidatura “Portugal com Rumo”.





