› Lurdes Gonçalves
Coordenadora EPE Suíça
O dia 2 de julho marcou o final da primeira fase da entrega de tablets aos alunos do Ensino Português no Estrangeiro na Suíça, cujos encarregados de educação aceitaram a disponibilização do equipamento. Foram preparados 4964 equipamentos e foram entregues 4120, o que representa uma taxa de entrega de 83%.
Como referido no artigo da edição de junho da Gazeta Lusófona, o projeto de Digitalização do Ensino Português no Estrangeiro(EPE), desenvolvido pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal, através do Camões, I.P. integra-se no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Com início em 25 de maio, a distribuição de tablets aos alunos da Suíça abrangeu 5 semanas e meia de trabalho intenso, numa missão quase impossível. Centralizados nos Serviços de Ensino junto do Consulado Geral de Portugal em Genebra, os equipamentos foram preparados para serem distribuídos em toda a Suíça, tendo sido percorridos 8300 km para fazer chegar o Surface GO (com teclado e caneta) aos 17 locais de entrega.
Ao todo, foram feitas 25 entregas de entre 100 a 350 equipamentos cada, sendo que em alguns locais foi necessário reservar mais de um dia para a entrega, nomeadamente em Berna, Genebra, Martigny, Renens e Zurique.
Para além do empenho, dedicação e sentido de missão dos professores envolvidos, do apoio institucional da embaixada e consulados, contámos com a colaboração de várias associações, nomeadamente: Centro Português de Neuchâtel, Associação de Pais de Frauenfeld, Comissão de Pais dos Cursos de Uster e Wetzikon, Centro Cultural Português de Martigny, Associação de Pais de Sierre, Federação das Associações Portuguesas da Suíça (FAPS) e, mesmo no final, ARCA (Associação Recreativa e Cultural dos Amigos da Escola Portuguesa da Região de Regensdorf), Regensdorf. A TODOS aqui fica o reconhecido agradecimento da CEPE Suíça.
No início do próximo ano letivo efetuaremos a entrega do equipamento aos encarregados de educação dos alunos que, por variados motivos, não receberam o tablet para o respetivo educando. Também todos os novos alunos terão a possibilidade de receber o Surface GO.
Estas cinco semanas e meia foram, sem dúvida, o maior desafio que a CEPE-Suíça enfrentou no ano letivo que agora finda. Obrigada à equipa da Coordenação de Ensino. Realmente, juntos conseguimos atingir objetivos que, à partida, parecem impossíveis.
Estamos exaustos, mas a alegria dos nossos alunos é um conforto que faz valer a pena o esforço. Em agosto espera-nos mais um desafio: a inclusão da utilização sistemática do tablet no quotidiano do trabalho pedagógico. Por isso, desejo que este período de férias seja revigorante e inspirador para juntos, – alunos, professores, encarregados de educação e demais atores educativos, – continuarmos a construir e a escrever a história da CEPE-Suíça.
Boas férias!