O Cantão da Vaud foi o cenário do 25.º Festival Folclórico das Lavradeiras do Minho, nos dias 18 e 19 de maio. Um evento que decorreu na Salle du Puisoir, em Orbe, e contou com várias demonstrações e atividades voltada para a cultura portuguesa de raiz folclórica.
No sábado, dia 18 de maio, o programa contou com a apresentação do Grupo de Concertinas de Orbe e La Sarraz, além da presença de Filipe Oliveira, Filipe Pedrosa e Carlos Pedrosa, vindos diretamente de Portugal, bem como, animação com o grupo musical Reviver.
Já no domingo, dia 19, as exibições ficaram por conta do Rancho Folclórico “As Lavradeiras do Minho”, Rancho Português de Fribourg, Rancho Folclórico Maravilhas do Minho de Zurique, Rancho Folclórico “Os Amigos do Minho de Lausanne”, Rancho Folclórico “Mocidade do Minho de St. Maurice l’Exil, de França, o Rancho Folclórico da Casa do Minho em Lisboa e, por fim, animação musical com Peter Lamego.
O evento, organizado pelo Rancho Folclórico das Lavradeiras do Minho de Orbe, presidido por Fernando Rodrigues, teve ainda, na componente gastronómica, grelhados e bifanas.
Em declarações à nossa reportagem, Paulo Duque, presidente da Casa do Minho em Lisboa, uma das entidades participantes no festival na Suíça, avaliou positivamente o evento e destacou a importância do folclore português na manutenção da cultura lusa.
Após a apresentação da Casa do Minho em Lisboa na Suíça, o rancho folclórico desta entidade participou no XXI Festival de Folclore em Belém, Lisboa, no último dia 2 de junho, com a presença de outros ranchos, como o Rancho Típico de Vila Nova de Cernache, de Coimbra, Rancho Folclórico da Fajarda, do Ribatejo, Rancho Folclórico de Zebreiros, de Gondomar, e Grupo de Danças e Cantares de Barcelos, do Baixo Minho.
IL