› Óscar Prazeres
A cidade de Kriens vestiu-se de gala para acolher o festival do Rancho Folclórico Terras de Portugal de Lucerna.
A grande Krauwehalle tornou-se pequena para acolher a Comunidade Portuguesa. Com lotação esgotada, o presidente Manuel Martins viu-se obrigado a recusar algumas reservas, pedindo desculpa, pois era-lhe impossível abrir a porta a mais gente. Deixa, no entanto, um grande bem-haja pelo apoio que tem vindo a ter ao longo de todos estes anos.
Um agradecimento muito especial a todos os patrocinadores que, a cada ano, são fiéis e que tornam este festival possível, mais leve, pois, quando numa sala temos mais de mil pessoas, as despesas são enormes.
A presença do Padre Aloísio é para nós um marco muito importante, continue connosco, pois será com todo o respeito e profunda amizade que o receberemos, ano após ano.
O Chefe de cozinha, ensaiador do Rancho Terras de Portugal, deu um toque especial à gastronomia. Tudo estava muito delicioso. As sobremesas feitas pelos membros do rancho e outras oferecidas fizeram a delícia após o jantar.
Na hora marcada, o primeiro rancho subiu ao palco. Atuação do Grupo Etnográfico Português de Evionnaz. Vieram do Valais para mostrarem que nesta província defendem o padrão dos nossos antepassados. Depois de 40 minutos de atuação, deixam o palco com muitos aplausos.
O Rancho Folclórico Os Minhotos de Rapperswil-Jona entrou em grande. Sorridentes e com garra. Estão há dois anos no ativo, como disse a ensaiadora, mas mostraram que entendem de folclore e que os mais jovens estão muito empenhados em seguir a tradição. Na sala, fez-se eco das palmas recebidas.
Chegou a vez do Rancho Folclórico As Lavradeiras do Minho-Luxemburgo mostrarem que do outro lado da fronteira também existe cultura portuguesa e folclore. Trinta minutos de atuação para a sala lhe render louvor com aplausos.
Por fim, o Rancho da casa, Terras de Portugal, dava entrada no palco comovido, por serem recebidos com o público de pé num aplauso ilimitado. O presidente Manuel Martins, quase de lágrimas nos olhos, deixou transparecer a enorme satisfação que brotava da alma. Uma atuação brilhante levava a sala ao ápice do serão cultural. Dançou descontraidamente o vira geral com intensa alegria.
As fitas e troféus foram entregues aos Ranchos participantes e deixou-se o palco livre para se dançar ao som do Conjunto Reviver.
Fomos para casa exausto, mas felizes, pois Kriens vestiu as cores de Portugal e cada um de nós sentiu-se como se tivéssemos na nossa Pátria.
Obrigado por esta noitada perfeita a 23 setembro 2023.