Realizou-se no passado dia 23 de novembro, a Sessão de Abertura da Exposição sobre a Vida e Obra de Agustina Bessa-Luís. Esta exposição resulta de uma colaboração entre o Consulado Geral de Portugal em Zurique e a Cátedra Carlos de Oliveira/Romanisches Seminar da Universidade de Zurique, e foi elaborada com o apoio do Camões, I.P.
A sessão de abertura contou com a presença e apresentação da Professora Dra. Nazaré Torrão, Diretora da Cátedra Lídia Jorge da Universidade de Genebra e participação online da Dra. Mónica Baldaque, filha de Agustina Bessa-Luís. A pintora e escritora dedica-se ao estudo da obra de sua Mãe, numa incrível e generosa conversa de partilha sobre a Vida e Obra de um dos mais impressionantes nomes da Literatura Portuguesa Contemporânea. Entre outros prémios e galardões, Agustina Bessa-Luís foi distinguida com os prémios Vergílio Ferreira 2004, atribuído pela Universidade de Évora, pela sua carreira como ficcionista, e com o Prémio Camões 2004, o mais alto galardão das letras em português.
Depois de uma animada conversa sobre a Autora, e de uma pausa para o cocktail, realizou-se o visionamento do filme “A Corte do Norte”, de João Botelho, baseado no romance homónimo da Autora.
A Exposição, de entrada livre e gratuita, esteve patente no Lichthof (átrio principal) da Universidade de Zurique, até ao passado dia 7 de dezembro, e foi visitada por mais de meia centena de alunos de Zurique, Chur e St. Gallen, que frequentam as aulas de Português do programa EPE-Suíça.