“A minha falecida avó inspirou-me em todos os meus projetos pessoais e profissionais e acompanhou-me durante o percurso. Sinto uma força interior inexplicável.
O meu lema de vida é: Humildade e Autenticidade”, disse João Gonçalves, que sublinhou ainda que “existem quatro pontos importantes na sua vida: família, amigos, trabalho e ajudar o próximo”.
Apaixonado por futebol, tem como hobby a musculação, o trabalho, o imobiliário, a família, adora falar com pessoas mais idosas quando está em Portugal e “descobrir as suas histórias”.
João Gonçalves chegou a Suíça em 1998. É casado com Olívia Gonçalves, tem uma filha chamada Letícia Gonçalves Profissionalmente, este responsável tem passagens que lhe garante grande experiência no meio empresarial e industrial.
Em 2001, aprendeu pintura automóvel na Emil Frey AG; em 2003, foi campeão de aprendizes em pintura; em 2004, prestou exame final e obteve a melhor nota da Suíça; ainda em 2004, participou no campeonato regional Zurique e foi vencedor do campeonato suíço em Le Locle; em 2005, foi vencedor do Word Skills em Helsínquia. De 2005 a 2008, prestou exame de Formação Superior em pintura automóvel: química, física, economia e etc.; Entre 2008 e 2011, foi dirigente de formação em pintura, diretor técnico, responsável de colorista na Akzo Nobel. Em 2011, foi conselheiro e formador na empresa AMAG; entre 2011- 2015, foi Key Account Manager na DuPont e Cromax; em 2015, fez formação em contabilidade e gerência empresarial.
A empresa Gehri, onde hoje atua, foi inaugurada em 1953.
Em 2015, esta empresa foi comprada por João Gonçalves, que mantém hoje 15 colaboradores ativos.
A Gehri presta serviços de pintura e reparação de automóveis, pintura de motas, pintura de jantes, pintura de peças industriais, caravanas, Spot Repair, pintura de móveis de cozinha ou outros, colocação de películas escuras nos vidros, mecânica, assistência de reboque, chaparia, mudança e reparação de para-brisas, garantia de mobilidade com veículos de substituição, polimentos, tratamento com cerâmica etc.
“Basicamente trabalhamos com todas as seguradoras, mas parceiros de confiança somos da AXA, Allianz, Smile, Helvetia, Mobiliar, Simpego etc. Também com companhias de Leasing e proprietários de frotas”, comentou Gonçalves.
Todo este percurso está a merecer a atenção internacional, incluindo das autoridades portuguesas. Recentemente, a Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes, conheceu as instalações da Gehri, e “comprovou o sucesso deste português em terras helvéticas”.
“Foi um prazer receber a Senhora Berta Nunes e a comitiva nas nossas instalações em Pfäffikon ZH. Durante a visi-ta, tivemos a oportunidade de abordar diversos temas pessoais, profissionais e de cultura geral, o qual me satisfez profundamente saber a opinião de uma pessoa tão culta e profissional como a Senhora Berta Nunes e a sua comitiva. Nesse mesmo dia, tive a possibilidade de participar na sessão de apresentação da Rede Global da Diáspora na Suíça, em Zurique, nas instalações da Switzerland Global Entreprise. E, para arrematar o dia, foi realizado um jantar restrito com a Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, a Dr. Ana Maria Rosas, da AICEP, e demais personalidades no Restaurant Frohsinn, em Rafz. Um dos temas tratados foi a situação atual da minha empresa Gehri Carrosserie Spritzwerk e os planos de investimento atuais e futuros no nosso país. Foi-me oferecido apoio a diversos níveis e espero que, quando chegar a altura certa, possa contar com esse apoio e, assim, poder apoiar o nosso país no desenvolvimento profissional, económico, cultural, intercâmbio e levar a nossa qualidade e bons princípios além fronteiras”, revelou este empresário, que destacou que “um dos meus objetivos é poder formar postos de trabalho no nosso país, formar jovens para assim poderem usufruir de oportunidades de trabalho com boas perspetivas e principalmente certas”.
Penso que se o Estado apoiar algumas das boas iniciativas que muitos portugueses que estão no estrangeiro têm será uma ótima situação para as três partes: para o país, para o investidor e para o povo português. O nosso crescimento tem de ser bem planeado e, principalmente, sustentável para mantermos o país em mãos portuguesas. Relembro uma conversa com todos os presentes com perspetivas promissoras”, finalizou João Gonçalves.
A visita das autoridades portuguesas à empresa liderada por João Gonçalves contou também com a presença do Assessor de Gabinete da Secretária de Estado, Fernando Morgado; responsável pelo Gabinete de Apoio ao Investidor da Diáspora, Cristina Coelho; Embaixador de Portugal na Suíça, António Ricoca Freire, Cônsul-Geral de Portugal em Zurique, Paulo Maia e Silva; Conselheira Económica e Comercial, Ana Rosas; Diretor Geral da Fundação AEP, Paulo Dinis; Secretário Geral da CCISP, Gregor Zemp; e responsável pela Rede Global da Diáspora, Miguel Peixoto.
Ígor Lopes