Será já no dia 22 de maio que terá lugar na Sala de Espetáculos de Renens o “1.º Fórum Português da Suíça”, organizado pela Federação das Associações Portuguesas da Suíça. Durante todo o dia haverá uma conferência, debates, ateliers
participativos, música de variedades, Fado, concertinas e intervenção dos cursos de Língua e Cultura Portuguesa, tudo relacionado com a temática: “O que é ser português na Suíça hoje?”.
Será o momento certo para se discutir, analisar e refletir sobre este assunto que tanto interessa aos portugueses residentes na Suíça.
Aos poucos as associações portuguesas no país helvético vão despertando e saindo desta fase pandémica que ainda não acabou. Contudo, existe uma necessidade enorme de se reativarem as atividades e voltar a promover a cultura e deporto de índole portuguesa.
O papel das associações tem sido fundamental, tanto na promoção de Portugal, assim como locais de encontro, convívio e aprendizagem para todos os portugueses que vivem na Suíça.
Fruto das últimas Eleições Autárquicas, tomou posse o novo Governo e foram nomeados Ministros e Secretários de Estado.
Após a Secretaria das Comunidades Portuguesas ter sido chefiada por Berta Nunes, o novo Governo nomeou o madeirense Paulo Cafôfo para assumir as funções de Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.
Em declarações exclusivas ao Gazeta Lusófona, Paulo Cafôfo referiu que “o nosso país tem uma das melhores e mais dinâmicas comunidades residentes no estrangeiro”.
Adélio Amaro, diretor