A embaixada de Portugal em Berna celebrou o Dia Nacional da Confederação Suíça com uma mensagem de felicitações pública, no ensejo das relações que os dois países mantêm há anos.
“É com profunda satisfação que a Embaixada de Portugal em Berna dirige às autoridades suíças, em nome do Estado Português e da comunidade portuguesa emigrada na Suíça, as suas calorosas felicitações neste dia 1 de agosto de 2023, expressando os votos de bem-estar, progresso e prosperidade para todos os cidadãos suíços”, pode-se ler na mensagem publicada pela diplomacia lusa em solo helvético.
“Nesta data especial para a Confederação Suíça, a Embaixada de Portugal releva a excelente relação bilateral existente e o compromisso de prosseguir no reforço e aprofundamento das relações de amizade e cooperação entre os dois Países. A Embaixada de Portugal em Berna, renova as suas mais sinceras felicitações a todo o Povo suíço, por esta data especial”, finalizou a nota emitida pela embaixada portuguesa no país.
Note-se que a relação bilateral entre Portugal e Suíça iniciou os seus passos no início do século XIX, quando, em 1807, o negociante Edouard de Meuron foi nomeado Cônsul Honorário da Suíça em Lisboa. Tendo sido o primeiro representante oficial da Confederação Helvética em Portugal, em 20 de novembro de 1815, enquanto Parte Contratante do Tratado de Viena, Portugal assinou o Ato de reconhecimento da neutralidade perpétua da Suíça, bem como a inviolabilidade do seu território. Em 5 de novembro de 1872 assumiu funções em Berna o primeiro Representante Diplomático português na Suíça, Júlio Augusto Ferreira (Visconde de St. Isabel).
A relação bilateral decorre há mais de 200 anos e, no plano político, tem sido caracterizada por um “aumento progressivo de contactos a alto nível, em particular no período pré-pandémico: em outubro de 2016, Sua Excelência o Presidente da República visitou a Suíça, em novembro do ano seguinte a Presidente da Confederação visitou Portugal e, em 2020, mantiveram-se reuniões por videoconferência ao mais alto nível”.
A relação económica mantém um dinamismo crescente, subsistindo espaço para a sua intensificação, e para o reforço da cooperação, também na área da ciência e tecnologia, em especial em sede das PME que atuam no setor das energias renováveis.
Outro domínio de particular importância diz respeito à comunidade portuguesa radicada na Suíça que continua a representar o terceiro maior grupo de cidadãos estrangeiros radicados no país e constitui uma das maiores comunidades lusas no estrangeiro (cerca de 260 mil pessoas). Em termos de remessas, os nacionais portugueses também merecem particular destaque, já que representam mais de um quarto do total de remessas recebidas por Portugal.
Recorde-se que o dia 1º de agosto é o feriado nacional suíço. A festividade nacional oficial ocorre na lendária pradaria de Rütli. Na ocasião, o presidente Federal faz um discurso à nação. E canta-se o hino nacional suíço, entoado desde 1961.
Em 1º de agosto, a Suíça relembra a carta federal de 1291.