O Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal, em Lisboa, foi palco no dia 11 de outubro da conferência “75 anos depois: As Convenções de Genebra e os seus impactos no Panorama Internacional”.
Organizado pela Embaixada da Suíça em Portugal, em parceria com o Instituto Diplomático e o Ministério dos Negócios Estrangeiros e a Cruz Vermelha Portuguesa, este evento destacou-se por ter sido “um espaço de reflexão sobre a importância destes tratados históricos no direito humanitário internacional e no seu impacto atual”.
Estiveram presentes na sessão de abertura Ana Paula Zacarias, diretora do Instituto Diplomático; Denis Knobel, embaixador da Suíça em Portugal; e Marco Serronha, vice-presidente da Cruz Vermelha Portuguesa.
A primeira palestra foi proferida por Francisco Ribeiro Telles, secretário geral do Ministério dos Negócios Estrangeiros português. De seguida, decorreu um painel sob o tema “International humanitarian law in real world scenarios”, que contou com participação de Martin Lacourt, membro da Delegação do Comité Internacional da Cruz Vermelha em Paris.
Antes do almoço, houve o painel “The Geneva Conventions in the age of Autonomous Weapons”, com moderação de Patrícia Galvão Teles, director of the Juridic Affairs Department of the Ministry of Foreign Affairs; Julie Lefolle, Legal Advisor with the Paris Delegation of the International Committee of the Red Cross; José Silva Carreira, Retired Vice-Admiral; e Mateus Kowalski, director for International Public Law, in the Ministry of Foreign Affairs. A sessão de encerramento ficou a cargo de António Saraiva, presidente da Cruz Vermelha Portuguesa.