Cônsul português afirma que a Suíça
é “um país maravilhoso para se viver”
Paulo Maia e Silva, cônsul-geral de Portugal em Zurique, destacou a qualidade de vida dos portugueses na Suíça e revelou como esta comunidade é vista pelos habitantes locais.
“A Suíça é um país maravilhoso para se viver e trabalhar. Por outro lado, acolheu bem as portuguesas e os portugueses, que decidiram iniciar uma nova vida. Como será certamente do seu conhecimento, Portugal também é um destino turístico de eleição para os suíços. Por outro lado, muitos suíços, quando se reformam, escolhem o nosso país. Existe uma proximidade entre Portugal e a Suíça, a qual tem sido reforçada, ao longo das últimas décadas, em grande parte graças à nossa comunidade”, destacou este cônsul, que sublinhou que, “no cantão de Zurique, vivem pouco menos de 28 mil pessoas. Trata-se da terceira maior comunidade estrangeira na cidade de Zurique. A nível nacional, como sabe, a comunidade portuguesa é a terceira mais importante, após as comunidades alemã e italiana”.
“A vida em Zurique é muito agradável. Existe uma qualidade de vida apreciável e a cidade é sossegada. Aliás, a palavra Zurique em alemão, “Zürich”, foi formada através da contração de um jogo de palavras, que espelha bem o quão agradável é viver em Zurique. O nome “Zürich” provém do seguinte jogo de palavras em alemão: “Zu ruhig” (demasiado sossegada) e “Zu reich” (demasiado rica)”, afirmou este diplomata, que referiu que a comunidade portuguesa local é “muito diversificada e dinâmica. Gostaria de salientar o facto de haver muitas Portuguesas e Portugueses que ocupam lugares importantes no mundo da banca e das finanças”.
Ígor Lopes