A Confraria dos Saberes e Sabores de Portugal promoveu, no dia 28 de junho, uma “Grande Noite de Fado”, no salão paroquial da Igreja de St. Agatha, em Dietikon, Suíça.
O evento reuniu a comunidade luso-suíça num serão cultural marcado por gastronomia típica e música tradicional portuguesa.
No dia seguinte, 29, aconteceu o momento alto do programa: a terceira Entronização da Confraria, que contou com a bênção dos Trajes Confrádicos numa missa na Igreja St. Felix e Regula em Zurique seguida do almoço comemorativo do 10. Aniversário da Confraria, no Restaurante Pergola.
Presente no evento, o ministro da Agricultura e Mar de Portugal, José Manuel Fernandes, foi entronizado como Comendador da Confraria, além de apadrinhar 15 Confreiras e Confrades, nove mulheres e seis homens, com o intuito de auxiliar na “preservação do património cultural português”. O Título de Mérito foi entregue a Anabela Abreu, da Confraria de Saberes e Sabores da Beira Grão Vasco, em Viseu. Já o Título de Cavaleiro foi entregue a nove Confreiras e a seis Confrades.
O evento contou com a presença do Embaixador de Portugal na Suíça, Júlio Vilela, e do Cônsul-Geral de Portugal em Zurique, Gonçalo Motta, ambos foram condecorados com o Título de Comendador. Marcaram presença também representantes da comunidade portuguesa e autoridades locais.
“A Confraria dos Saberes e Sabores é uma verdadeira embaixadora da nossa cultura gastronómica, dos nossos produtos e das nossas tradições, bem no coração da Suíça. É um exemplo notável da força da nossa diáspora, um espaço de encontro, de identidade e de memória”, disse José Manuel Fernandes, que sublinhou a importância de “valorizar os saberes ancestrais e os sabores autênticos que definem Portugal”.
O ministro português destacou também o contributo da emigração portuguesa para o país e para as comunidades e países de acolhimento.
“Os nossos emigrantes são uma mais-valia para Portugal e para os países que os recebem. São trabalhadores, empreendedores e, acima de tudo, guardiões da alma portuguesa além-fronteiras”, frisou José Manuel Fernandes, que agradeceu a distinção e dirigiu uma palavra especial a Jorge Rodrigues, Almoxarife da Confraria, elogiando o seu trabalho na promoção da cultura portuguesa na Suíça.
PROGRAMA COM MUITA ANIMAÇÃO
No dia 28, a vertente musical esteve a cargo de vários artistas convidados, como a fadista Cláudia Leal, o guitarrista João Soares, Duarte Matos, na viola de fado, além do grupo de baile Duo Suldist.
“Foi uma iniciativa que reforçou os laços entre os portugueses residentes na Suíça, celebrando a cultura e tradição nacionais”, disseram fontes consultadas pela nossa reportagem. Fundada em 2015, a Confraria dos Saberes e Sabores de Portugal em Zurique é reconhecida pela valorização da herança cultural e gastronómica portuguesa, promovendo iniciativas que estreitam os laços da diáspora com Portugal e projetam a identidade nacional no contexto europeu.
Ígor Lopes