› Lurdes Gonçalves
Em abril de 2024 assinalam-se os 50 anos do 25 de Abril. A CEPE-Suíça tem vindo a preparar a celebração desta importante data desde o ano letivo passado, através do projeto pedagógico Cidadania ParticipAtiva.
O projeto é inspirado na longa experiência de participação de professores e alunos da CEPE Suíça no Programa Parlamento dos Jovens, uma iniciativa da Assembleia da República Portuguesa, dirigida aos jovens dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário. A iniciativa tem como objetivos, entre outros, promover o debate democrático, o respeito pela diversidade de opiniões, pelas regras de formação das decisões e estimular as capacidades de expressão e argumentação na defesa das ideias, com respeito pelos valores da tolerância e da formação da vontade da maioria.
A equipa responsável pelo projeto, composta pelos docentes Álvaro Oliveira, Amélia Pessoa, António Carvalho, José Coelho e Onélia Jorge, adaptou este programa à realidade e contexto dos cursos de língua e cultura portuguesas em solo helvético e o projeto Cidadania ParticipAtiva pretende proporcionar a experiência de um processo de vivência democrática aos nossos alunos com os seguintes objetivos:
- a) promover o exercício da cidadania ativa,
- b) desenvolver o espírito crítico e capacidades de expressão e argumentação na defesa das suas ideias,
- c) promover o debate democrático e o respeito pela diversidade de opiniões,
- d) promover o respeito pelos valores da tolerância e da formação da vontade da maioria,
- e) proporcionar a experiência de participação em processos eleitorais.
Estão envolvidos no projeto 260 alunos e 16 professores, distribuídos por sete cantões (Basileia, Friburgo, Genebra, Valais, Vaud, São Galo e Zurique) e está dividido em duas modalidades, uma destinada aos alunos entre os 6 e 12 anos e outra aos alunos entre 13 a 18 anos.
As atividades levadas a cabo terão a sua divulgação e apresentação pública nos dias 27 e 28 de abril 2024, na cidade de Renens (VD), incluídas no programa do “2° Fórum dos Portugueses na Suíça”, dedicado à comemoração do 50° Aniversário do 25 de Abril, uma iniciativa promovida pela Federação de Associações Portuguesas de Suíça (FAPS).
Os alunos mais jovens, entre 6 a 12 anos, apresentarão trabalhos nos domínios da expressão plástica, educação literária, expressão escrita, expressão dramática e musical, subordinados ao tema Todos diferentes, todos iguais. Os trabalhos, previamente discutidos pelas turmas, votados e eleitos para serem divulgados, serão apresentados por alunos representantes dos grupos participantes, eleitos por voto secreto.
Os alunos entre 13 e 18 anos estarão reunidos em trabalho em “comissão” e apresentarão em plenário, em formato de Debate, os argumentos que sustentam propostas de recomendações, no que diz respeito à temática Liberdades individuais e responsabilidade coletiva. As propostas apresentadas resultam do trabalho prévio em aula, segundo os procedimentos do debate parlamentar português.
Convidamos a comunidade portuguesa a participar no 1° Parlamento de Jovens Portugueses e a celebrar Abril de 1974.