› Adélio Amaro
Rui Lopes, residente em Basileia, músico clássico e professor na Escola Superior de Música em Estrasburgo, apresentou o seu novo álbum “Close Encounters” num concerto que teve lugar na sala Zunftsaal Schmiedenhof, em Basileia, no passado dia 7 de maio.
Este álbum foi gravado com o quarteto de Ilya Gringolts, um dos melhores violinistas da atualidade e do contrabaixista Ruslan Lutsyk. Rui Lopes afirmou estar “muito satisfeito com o resultado” que alcançou com este seu novo álbum, mostrando alguma ansiedade pelas críticas que está certo que serão “boas críticas em jornais e revistas”, como aconteceu com o anterior álbum que mereceu rasgados elogios em “The New York Times”, “BBC Music Magazine”, “NZZ” e “Público”.
Entre a assistência que encheu a sala Zunftsaal Schmiedenhof marcaram presença o Embaixador de Portugal, Júlio Vilela, o Cônsul de Portugal em Zurique, Gonçalo Motta e Ana Rosas, da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (Aicep), entre muitos amigos e apreciadores da música clássica e do trabalho de Rui Lopes.
De realçar, na sua fantástica carreira, que Rui Lopes se apresentou como solista nas Orquestras do Algarve, na Sinfónica Portuguesa, na Collegium Musicum Basel, na de Câmara Checa, na da Ópera Nacional Finlandesa, na Sinfónica de Zurique, na Sinfónica de Basel e na de Câmara Kremlin, entre outras.
Rui Lopes foi Primeiro Fagote Solo da Ópera Nacional Finlandesa (2002-2004) e posteriormente Fagote Solista do Ensemble Nacional Espanhol de Música Contemporânea em Madrid (2005-2006).