O Consulado Geral de Portugal em Zurique associou-se às celebrações do Dia Internacional da Mulher que a Organização das Nações Unidas assinalou, este ano, através da iniciativa “For All Women and Girls: Rights. Equality. Empowerment” e, no passado dia 7 de março, realizou um evento para assinalar a ocasião, no âmbito do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 5.
O evento começou com a intervenção do Senhor Cônsul-Geral de Portugal em Zurique, Dr. Gonçalo Motta, que introduziu o tema do evento e informou os participantes sobre as principais características da Agenda 2030 das Nações Unidas e, em particular, do ODS 5 – Igualdade de Género, e respetivas metas. Foi abordada ainda a implementação deste ODS, em particular em Portugal, cujo progresso pode ser acompanhado através dos relatórios voluntários nacionais apresentados pelo Governo (o mais recente foi publicado em 2023, no Fórum Político de Alto Nível das Nações Unidas).
A primeira parte do evento consistiu em três apresentações, distintas, mas complementares. A primeira apresentação contou com os valiosos testemunhos da Dra. Helena Vieira, Investigadora Coordenadora e ERA CHAIR Holder na Universidade de Aveiro e ex-Diretora Geral de Política do Mar em Portugal, que destacou a resiliência e a superação pessoal no contexto da inovação e da economia azul, apresentando o projeto WinBig, co-financiado pela União Europeia e que cobre a realidade das mulheres na economia azul nas seis bacias hidrográficas da Europa; da Dra. Fedra Ribeiro, Vice-Presidente da Bosch e Membro Não-Executivo do Conselho de Administração da GALP e da EURONEXT, que abordou os desafios de construir uma carreira na indústria automóvel, um setor ainda maioritariamente masculino, e a relevância das relações pessoais que se constroem ao longo da vida, e apresentou a estratégia de diversidade, equidade e inclusão, da Bosch; e das organizadoras do projeto Showroom Empreendedoras, Andreia Moreira Oliveira, Andreia da Quinta e Elsa Mendes Ferreira que apresentaram de forma dinâmica o seu projeto, que já reúne mais de uma centena de empreendedores portugueses residentes na Suíça – alguns presentes em sala -, e partilharam, ainda, as suas experiências sobre os desafios do empreendedorismo neste país.
A segunda parte foi dedicada à apresentação, inspiradora e criativa, sobre o tema “Futuro sem Limites: Igualdade nas Escolhas Profissionais”, realizada pelos alunos do EPE – Suíça (Ensino de Português no Estrangeiro) do ensino secundário, acompanhados pela Professora Onélia Jorge, e que consistiu na criação de uma empresa fictícia, tendo por base na inovação e sustentabilidade, aliada à igualdade de género no desempenho de cada função estrutural da mesma.
O evento encerrou com um belíssimo interlúdio musical protagonizado pela pianista Marta Patrocínio, pela flautista Inês Castro e pela violinista Maria Luísa Couto, que nos brindaram com um memorável concerto de música clássica, com interpretações de obras de Lili Boulanger (1893-1918), Mel Bonis (1858-1937), Chiquinha Gonzaga (1847-1935), Augusta Holmès (1847-1903), Amy Beach (1867-1944) e Jacques Ibert (1890-1962), este último com direito a bis. No final, foi oferecido um aperitivo a todos os participantes presentes, que encheram a Kleine Saal do Conservatório de Música de Zurique.