› Ígor Lopes
Gampelen, uma comuna da Suíça, situada no distrito administrativo de Seeland, no cantão de Berna, recebeu, no dia 6 de maio, o sexto encontro de bombos promovido pelo grupo “Toca Aki”.
O evento contou com a participação das cantoras Libby, da Suíça, e Cláudia Nayara, de Portugal, e dos grupos de bombos “Os Batanetes A. P. Aigle”, “Os Lusitanos”, de Liechtenstein, Grupo de bombos de Lavacolhos, de Portugal, e grupo “Toca Aki”, além do Grupo de Concertinas de Sierre e do Grupo “Os Marotos da Concertina”.
Vasco Sequeira, presidente do Grupo de Bombos “Toca Aki” de Berna, comentou que, “através dos bombos, trazemos um pouco de alegria, pois também temos dois gigantones e animamos o espetáculo. Nos dias de hoje, você vai a uma aldeia em Portugal e está lá um grupo de bombos e há cada vez mais”.
O grupo de bombos “Toca Aki”, fundado em 15 de janeiro de 2011, tendo completado 12 anos de existência, conta hoje com cerca de 25 integrantes, todos portugueses. Um trabalho que circula por vários cantos do país helvético a encantar portugueses e suíços.
“Frequentamos mais a comunidade portuguesa e fomos um dos primeiros grupos de bombos a entrar no Carnaval de Berna. Estaremos no dia 14 de maio no Carnaval de Lausanne. Em junho teremos muitos eventos, incluindo a presença no aniversário de uma casa portuguesa, na celebração do 10 de junho e no 17 no São João em Payerne”, disse Vasco Sequeira, que ressaltou que a comunidade portuguesa na Suíça aceita bem a cultura dos bombos.
“Cada vez mais estão a aderir ao barulho, sim, ao barulho, porque nós somos barulhentos e quando nos veem tocar, nos aplaudem, gostam”, adiantou Vasco Sequeira, que é também ensaiador e maestro no grupo de bombos “Toca Aki”.