Decorreu no dia 28 de novembro de 2024 o lançamento oficial da Associação Alumni EPE Suíça, a primeira associação de ex-alunos do EPE.
A cerimónia teve lugar na Residência Portuguesa em Berna, a convite da Ex.ma Senhora Embaixatriz, Graciette Vasco, mentora da Associação e ex-professora do EPE, na Suíça.
Os membros da associação, atuais alunos, o docente Sílvio Coutinho e a coordenadora, Lurdes Gonçalves, foram calorosa e carinhosamente acolhidos, num ambiente informal e aconchegante, para a cerimónia de lançamento da Associação Alumni EPE Suíça (ALEPE).
No discurso de abertura, a Sra. Embaixatriz referiu-se à importante iniciativa deste grupo de ex-alunos, não só para promover a continuidade da ligação de cada um à língua e cultura portuguesas, mas também a ligação entre todos os alunos, dando vida a um espaço, até agora inexistente, para intercâmbio de experiências, vivências e interação entre jovens que partilham as mesmas raízes e a experiência agregadora da frequência das aulas de português na Suíça.
A ALEPE é copresidida por Michael Mendes e Carolina Estibeira e a secretária-geral é Laura Strub. Dispõe de um site www.alepe.ch, ainda em desenvolvimento, e conta com 12 membros fundadores.
Na apresentação da associação, Michael Mendes destacou que a ALEPE Suíça tem como finalidade crucial proporcionar às antigas alunas e alunos do sistema EPE ou da ‘Escola Portuguesa’, como coloquialmente é identificada por pais e alunos, uma plataforma de encontro e de reencontro. Conforme as suas palavras: “Até à data, faltava uma estrutura na Suíça para tal propósito. Eis a razão pela qual decidimos fundar a ALEPE Suíça. Queremos estabelecer – e restabelecer – laços entre a nossa tão vasta, mas também tão dispersa comunidade, e ser ponto de contato para todas as entidades interessadas em cooperar, conviver e comunicar connosco.”
Seguiu-se um agradável convívio entre todos os presentes, tendo o Ex.mo Sr. Embaixador Júlio Vilela lançado vários desafios para o trabalho da ALEPE.
A CEPE Suíça deseja que a Alumni EPE Suíça possa cumprir os seus objetivos e estará sempre disponível para prestar todo o apoio necessário.
› Lurdes Gonçalves, Coordenadora do EPE na Suíça