› Ígor Lopes
Carla Raimundo, portuguesa que é coordenadora do Clube de Ciência Viva do 1.º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Ansião, em Portugal, levou o seu projeto “Fadas D´Coração” à Suíça. Entre os dias 26 e 28 de maio, as suas fadas visitaram a associação portuguesa da Região de Baden, em Döttingen, a Casa Portuguesa “A Tertúlia”, em Lenzburg, e o “Café Bistro Clara”, em Basel.
A marca Fadas D´Coração nasceu em 2016 enquanto Carla Raimundo estava destacada como professora bibliotecária. A sua paixão pelos livros também se reflete nas Fadas e Duendes que cria, pois “cada um deles conta uma história, permite leituras, dá-se ao aconchego e aquece o coração”. Esta professora criou as Fadas Mascotes para várias entidades, destacando-se a Associação Mulheres Empreendedoras Europa e África, da qual é a representante do distrito de Leiria e que envolve e prestigia mulheres empreendedoras do mundo inteiro. Tem participado também em diversos eventos em Portugal e no estrangeiro. Diz, orgulhosamente, “que as fadas que cria voaram com as suas asas mágicas para o mundo inteiro”, estando já em dezenas de países e em todos os continentes.
Atualmente, além da vertente de criação das fadas e duendes personalizados que lhe desafiam a criar, está a lançar produtos novos como anjos, fadas dos signos e também uma coleção de histórias que abordarão temas importantes e significativos para o desenvolvimento das crianças.
Sonhadora por natureza, sempre adorou criar e ir aos limites da sua imaginação desafiando-se permanentemente. A vertente do artesanato surgiu com a magia das Fadas e esse momento marcou para sempre o seu percurso.
“Numas férias de verão, como forma lúdica de ocupação dos tempos livres dos filhotes e também pelo desafio lançado pela filha mais velha, na altura com 16 anos, nasceram as Fadas. Queriam criar algo diferente do que existia, algo com sentido estético inovador e também com uma componente emocional e afetiva associada. Como o filho mais pequeno estava a iniciar o processo de queda dos primeiros dentes, veio a ideia de criar fadas e, por mera coincidência, nessa altura, descobri um mecanismo que simula o bater do coração e se ouve. Por isso, são as Fadas D´Coração, por terem precisamente o coração que bate”, revelou Carla.
A filha Mariana desenhou a fada, com a cabeça em forma de coração invertido e a procura por algo único e personalizado fez com que este projeto tenha crescido e seja já um sucesso. Também este momento marcou a vida da filha Mariana que começou a ser empreendedora nessa altura, pois iniciou o seu percurso na ilustração, sendo, atualmente, ilustradora já com vários livros publicados.
País helvético
A chegada deste projeto à Suíça conta já com dois momentos, em dezembro de 2022 e no último mês de maio, contabilizando seis eventos nas cidades de Basel, Lenzburg, Stein, Dottingen e Wiedlisbach.
Por não viver na Suíça, a ligação de Carla Raimundo a este país, “que tão bem tem acolhido este projeto”, estabeleceu-se pela amizade com a escritora Sandra Weber. Conheceram-se através das redes sociais e, de imediato, gerou-se uma sintonia com a criação da Fada personalizada para representar a Sandra. A partir daí, surgiu uma parceria com a criação de produtos personalizados que acompanham os livros da Sandra Weber. Nesta última deslocação à Suíça, Carla e Sandra estiveram juntas na apresentação dos livros da autora, e as fadas também marcaram presença.
“E, assim, são precisamente as Fadas que crio com tanto carinho e dedicação, que me permitem dar-me a conhecer e hoje estar aqui. Esta é a Magia das Fadas!”, finalizou Carla Raimundo.