› Ígor Lopes
“Não posso dizer que tenho muito contacto com a comunidade portuguesa na Suíça”, confirma Carlos Pequito, artista plástico que viveu em Portugal e reside hoje em Lausanne, na Suíça. Este responsável ressaltou, porém, ter “alguns amigos portugueses com os quais guardo uma boa relação social”.
Carlos Pequito nasceu em Luanda, Angola, em 1965, e mudou-se para Portugal quando tinha nove anos de idade, em 1974. Nesse país europeu fez os estudos até chegar aos 20 anos. Os seus pais são portugueses, originais do Alentejo, distrito de Portalegre.
Carlos casou-se “muito cedo por amor pela minha ex-esposa, mãe da minha filha que, hoje em dia, é mãe dos meus dois netos”.
“Ainda adolescente, divorciei-me e, entretanto, tive uma oportunidade para ir para Paris e, depois de Paris, há 35 anos, decidi vir para a Suíça à procura de uma vida melhor, onde tinha alguns amigos. Entretanto, criei uma nova família na Suíça, tenho aqui mais dois filhos, um filho e uma filha. Tenho, atualmente, uma produtora de cinema em Lausanne, onde vivo”, esclareceu Carlos Pequito sobre o seu rumo de vida.
Este profissional das artes é autor de diversas exposições coletivas e pessoais na Suíça.
“Desde que cheguei à Suíça, tive vários trabalhos diferentes, quer dizer, empregos em diferentes áreas, como, por exemplo, na logística, como barman, na hotelaria como responsável na logística, ou noutras áreas como Disco-Jockey, grande apaixonado por música de todos estilos, e, sobretudo, na animação de ateliers criativos com crianças e adolescentes. Esses ateliers gozaram de interesse enorme para o desenvolvimento das crianças e adolescentes através das áreas criativas, tal como a pintura. Realizei também muitos trabalhos numa altura em que trabalhei com muitos outros artistas locais ou internacionais e em atividades culturais diversas. Fiz também atividades como animador de ateliers criativos com pessoas em situação de handicap”, confirmou Pequito, que sublinhou que, hoje, “a minha arte vai mais para a arte abstrata com uma grande abertura sem nunca se fechar para outros estilos”.
“Tenho um atelier de pintura onde trabalho no centro de Lausanne que partilho com um outro amigo artista, onde eu passo a maior parte dos meus dias. As minhas obras, à parte das minhas exposições, estão à venda também na Internet. Posso ser encontrado no Instagram: @carlos_pequito_art e no Facebook: facebook.com/cpequito.