O jornal escolar “Valais em Português” foi amplamente destacado pelo “Público na Escola” em Portugal, que reconheceu a sua importância como ferramenta pedagógica e cultural para a comunidade portuguesa na Suíça.
Criado em 2016 pela professora Amélia Pessoa, o jornal tem desempenhado um papel crucial na promoção da língua e cultura portuguesas entre alunos de diferentes idades e a comunidade. O projeto foi bastante elogiado por manter vivos os laços com Portugal, destacando tradições, literatura, música, gastronomia, atividades para miúdos e graúdos, além de ser uma fonte de motivação e fomentar a criatividade dos alunos, através da publicação dos seus trabalhos.
Ao longo dos anos, o Valais em Português tem crescido e evoluido, criando diferentes temáticas para chegar a vários públicos, sendo atualmente um importante veículo de comunicação e expressão para a comunidade portuguesa na Suíça. Através das suas edições, tem proporcionado um espaço valioso para a partilha de informações, cultura e experiências entre os alunos e professores da CEPE Suíça.
Este destaque é particularmente significativo, pois valoriza o esforço contínuo em manter vivas a língua e a cultura portuguesas fora de Portugal. O jornal tem sido um exemplo notável de como a educação e a comunicação se podem unir para fortalecer os laços comunitários e preservar a identidade cultural.
A professora Amélia expressa a sua gratidão por este reconhecimento que se apresenta como mais um incentivo, para continuar o excelente trabalho de exaltação da nossa língua e de conexão entre a comunidade portuguesa.
A reportagem do Público na Escola não apenas honra o jornal Valais em Português e o trabalho da professora, mas também o trabalho de todos os colaboradores, alunos e patrocinadores que têm contribuído para o sucesso deste projeto ao longo dos anos. Em especial, os alunos, que são a razão de ser deste jornal e que o enriquecem com os seus textos e entusiasmo; a equipa permanente (Bárbara Santos, Daniel Sequeira Granja, Cristina Cardoso, António Carvalho, Elisabete Moreira, Teresa Silva), que trabalha incansavelmente, enviando a cada edição os textos/atividades das respetivas rubricas, enriquecendo ainda mais o jornal; os professores que têm participado ao longo dos anos com os seus alunos, que dedicam o seu tempo e conhecimento para enriquecer o projeto; os patrocinadores, cuja generosidade permite que o Valais em Português chegue gratuitamente aos seus leitores; a Doutora Lurdes Gonçalves, Coordenadora do Ensino Português na Suíça, pela sua participação e apoio constantes; a professora Teresa Silva pela valiosa ajuda na revisão de cada edição; Henrique Bessa pelo seu trabalho de paginação e, não menos importantes, os leitores.
Este reconhecimento reafirma a importância do trabalho realizado em “manter vivos os laços com Portugal”, como bem disse na reportagem a ex-aluna Bárbara Santos.
Com certeza que o jornal Valais em Português continuará a levar um pedaço de Portugal aos seus leitores na Suíça e espalhados pelo mundo, promovendo a língua e a cultura, aquecendo os corações de todos nós.
Eis alguns testemunhos para ilustrar o impacto positivo deste projeto na comunidade. Estes depoimentos reforçam a relevância do jornal como um elo entre gerações e como um meio para preservar e celebrar a identidade cultural portuguesa no estrangeiro.
Tenho o gosto de participar neste jornal escolar há alguns anos. Cada edição é uma oportunidade de aprendizagem, de democratizar práticas, de levar um pouco da língua e das suas cores a outros lugares. Na rubrica Interatividades, procuramos alimentar o imaginário infantil com os livros e as histórias que leio, e explorar de forma digital e lúdica aspetos da língua e da cultura portuguesas, transformando cada atividade numa aventura.
Elisabete Moreira, Rubrica Interatividades
É incrível ver o impacto do projeto e o interesse que tem despertado, tanto na Suíça como em Portugal.
O reconhecimento deste artigo reflete o trabalho de toda a equipa, mas, acima de tudo, o mérito é da professora Amélia Pessoa. Com visão e dedicação ergueu o Valais em Português e tem sabido mantê-lo, numa evolução crescente, elevando a sua qualidade a cada edição. É a sua dedicação incansável, a sua criatividade, a sua paixão e o seu compromisso que têm feito toda a diferença.
Estes reconhecimentos fazem-nos acreditar que vale a pena e dão-nos força para seguir em frente! Eu já fico com uma motivação extra para escrever o próximo texto!
Agradeço à Amélia pela confiança que depositou em mim, convidando-me para fazer parte da equipa que dá vida ao Valais em Português. É um privilégio poder dar o meu contributo num projeto tão especial que enaltece a nossa língua e cultura, que valoriza e coloca em destaque o trabalho que é desenvolvido no EPE Suíça.
Acredito que são projetos como este que envolvem a comunidade, aproximam as famílias portuguesas e despertam o interesse de novos alunos para os nossos cursos.
Teresa Silva, Rubrica Chamar a Música
A rubrica “Pelos caminhos da literatura” visa fazer chegar ao máximo possível de leitores um conhecimento não aprofundado dos maiores escritores da língua portuguesa, das suas obras e da importância que estes e estas têm na identidade dos territórios onde viveram, vivem ou localizaram o imaginário das suas obras. Quem passar os olhos pelas publicações pode conhecer melhor, ou recordar o que já conhece, Luís de Camões, Miguel Torga, Florbela Espanca, Lídia Jorge, entre outros. É uma rubrica que pretende chegar a toda a gente, mais ou menos conhecedora: jovens alunos do EPE, seus pais ou avós ou quem quer que leia o Valais em Português na internet em qualquer parte do mundo ou em papel, por exemplo na sala de espera de um consulado na Suíça.
António Carvalho, Rubrica Pelos Caminhos da Literatura
O jornal Valais em Português é uma oportunidade para nós, alunos, nos exprimirmos em português e também de partilhar os nossos trabalhos. Permite-nos aprender mais ao lermos as diferentes rubricas e dá visibilidade aos nossos trabalhos de uma forma divertida.
Ana Margarida Santos, Aluna do 12.º ano
Na minha opinião, o jornal Valais em Português é uma ótima maneira de mantermos a proximidade e a ligação com o nosso país, estando e estudando fora.
Inês Pinto, Aluna 9.º ano
É sempre uma dádiva e uma emoção receber e ler o jornal “Valais em Português”. Vejo-o como um importante instrumento físico-pedagógico de difusão de saberes e culturas de Portugal, na Suíça. É, pois, motivo de orgulho e alegria quando eu e os meus alunos nele colaboramos. Obrigada jornal Valais em Português!
Cristina Vaz, Professora
O Jornal Valais em Português é uma bela forma de reforçar a divulgação da Língua e Cultura Portuguesas, sendo também uma excelente forma para dar voz a alunos e encarregados de educação. Além disso, é um jornal que se preocupa em realçar temas atuais, interessantes e variados.
Num mundo onde a informação é abundante, é reconfortante saber que as minhas filhas têm acesso a este jornal que se destaca pela sua qualidade.
Que este magnifico trabalho continue por muitas mais edições!
Cláudia Giestas Santos
Encarregada de educação
O Jornal Valais em Português é muito mais do que um jornal escolar. É uma ferramenta pedagógica que serve a comunidade portuguesa na Suíça. É um traço indelével do rosto da CEPE Suíça e faz parte integrante da nossa identidade. Apoio esta iniciativa desde o seu início e é minha responsabilidade continuar a fazê-lo!
Lurdes Gonçalves
Coordenadora EPE Suíça
Se quiserem conhecer melhor o Valais em Português aqui ficam os links:
https://www.calameo.com/subscriptions/5744997
https://www.facebook.com/profile.php?id=100063661456755
www.instagram.com/j.valais.em.portugues
Amélia Pessoa