O que começou como uma simples conversa de café entre duas amigas, Guida Gatões e Rosa Bamert, no final de 2019, transformou-se num vibrante grupo dedicado a celebrar a cultura e as tradições portuguesas no cantão de Glarus, na Suíça.
Segundo o que nos referiu Guida Gatões, a constatação de que havia “inúmeras atividades para homens, mas poucas ou nenhumas direcionadas às mulheres e crianças, levou-as a agir”. Assim, “com um caderno e uma caneta” traçaram um plano e dividiram tarefas com o objetivo de criar uma iniciativa maioritariamente feminina, mas aberta a todos, “sempre com um forte foco na preservação dos costumes, da gastronomia e da identidade portuguesa”, deu-nos a conhecer Guida Gatões.
Desta forma, o primeiro grande evento organizado pelo grupo foi o desfile de Carnaval, noticiado na última edição do Gazeta Lusófona, com o tema “Espantalho Trapalhão”, que se revelou um verdadeiro sucesso. O entusiasmo gerado levou à conceção de um novo projeto: as marchas populares. “Infelizmente, a pandemia de Covid-19 impediu a sua concretização, mas a ideia nunca foi abandonada”, sublinhou a promotora do grupo.
Em 2023, o grupo retomou as atividades e apresentou um desfile com o tema “Anos 80”, consolidando, ainda mais, a sua presença na comunidade. Durante os eventos, o público, composto por diversas nacionalidades, teve a oportunidade de “degustar algumas das mais conhecidas especialidades gastronómicas portuguesas, como pataniscas de bacalhau, rissóis, arroz-doce e, claro, o icónico vinho do Porto” e no presente ano de 2025 o grupo “deu um grande salto ao introduzir o folclore português nos seus eventos. Ensaiaram e apresentaram “Malhão Malhão”, um tema bem conhecido pela comunidade lusa, e as crianças assumiram um papel de destaque, tornando-se os verdadeiros reis da festa. A participação em Netstal, Nafels e Glarus foi um feito notável, e o apoio da comunidade portuguesa – e de tantas outras que assistiram – foi emocionante e motivador”, disse-nos orgulhosamente Guida Gatões.
Presentemente o grupo conta com cerca de 40 pessoas, incluindo participantes e uma dedicada equipa de logística. Sem qualquer tipo de apoio financeiro ou patrocínio, cada membro contribui pessoalmente para as despesas com roupas, comida e bebidas, partilhadas com o público “de coração cheio”.
Mas, a motivação não deixa o grupo apenas por estas iniciativas, está já a preparar o seu próximo grande evento: “um fim-de-semana dedicado aos Santos Populares. O programa promete muita animação, com música, dança, marchas populares e uma autêntica experiência gastronómica, onde não faltarão sardinhas assadas, broa, caldo verde e um grande arraial noturno”, salientou Guida Gatões, acrescentando que “mais do que um grupo, esta é uma família unida pela paixão pela cultura portuguesa e pela vontade de a manter viva, mesmo longe da terra natal. E, enquanto houver energia e entusiasmo, a tradição continuará a ser celebrada com alegria e dedicação”, finalizou.
Adélio Amaro