O artista português Telmo Guerra, residente na Suíça, é o autor de um painel artístico instalado, nos últimos dias, na nova sede da Federação Internacional de Motociclismo, em Mies, uma comuna suíça do Cantão de Vaud.
A inauguração do espaço e a apresentação pública das festas marca mais um momento importante na carreira deste artista natural da Covilhã.
Telmo Guerra vive em Neuchâtel, desde 2012, e, este ano, tornou-se no primeiro português homenageado pelo Comité Olímpico Internacional (COI) com a medalha Pierre de Coubertin, numa iniciativa liderada por Thomas Bach, presidente da entidade, no dia 21 de junho na Maison Olympique, em Lausanne.
Telmo é também autor de outras obras de relevo, como uma peça para o Papa Francisco, pintura entregue no Vaticano pela Federação de Desportos de Inverno de Portugal; um trabalho alargado na sede da Federação Internacional de Voleibol na Suíça; bem como peças para a Casa António Guterres, no Fundão, e para as cidades de La Chaux-de-Fonds, Suíça e Covilhã.
Em 2022, a nossa reportagem acompanhou a iniciativa “Portugal Positivo”, voltada para a comunidade portuguesa, nas instalações do Collège de Pinchat, em Genebra, na Suíça, quando Telmo Guerra expôs uma das suas obras em homenagem ao escritor português José Saramago, cuja imagem estava “talhada” em duas portas de madeira, que, lado a lado, dão lugar a um painel composto por muita habilidade e o coração cheio de emoção por homenagear este grande nome da literatura portuguesa.
Mais informações sobre o artista português Telmo Guerra podem ser encontradas em: https://telmoguerra.ch/pt/
› I. L.