O fotógrafo e escritor Nuno dos Santos, residente em Vevey, apresenta o seu primeiro livro no dia 14 de setembro, pelas 9h30, na Boulangerie Lisbonne, Place du Marché 1800 Vevey, ao lado do Musée Suisse L’appareilphotografique.
Este primeiro livro do autor, intitulado “Trilhos de uma vida”, apresenta crónicas poéticas que pretende dar aos leitores mostrando a sua sensibilidade e coragem do seu quotidiano. Sendo um viajante assíduo e trabalhador social, além da escrita, aproveita para interpretar os sinais da vida através das suas imagens que vão sendo captadas pelo aparelho fotográfico, seu companheiro de caminhada.
De nacionalidade portuguesa, Nuno dos Santos tem participado em Coletâneas e Antologias Lusófonas um pouco por toda a Europa.
O autor, perante o Gazeta Lusófona, descreveu o seu livro como uma tentativa de extrair “sentimentos profundos, ligeiros, ardentes, sedentos ou somente vaporosos, como o perfume de uma flor e deixá-los voar por entre as páginas de um livro ou simplesmente tocar almas ao ouvi-las”.
Fruto das suas vivências e resiliências, decidiu lançar o seu primeiro livro “Trilhos de uma vida” que “se assume como um mergulho introspetivo no íntimo da sua alma, num universo subjetivo e intimista polvilhado de solidão, de silêncios, de angústias, de promessas, mas também de beleza, de fotografias, de esperança, de alegria, de amor, de sonhos, de luz e de paixão”, como explica Daniel Bastos no posfácio deste livro.
Nelinha Cameira, leitora da obra de Nuno dos Santos, agora transposta para livro, não o conhecendo pessoalmente, descreve as crónicas poéticas do autor como sendo “uma lição de vida para todos nós” nas quais apresentam “palavras que cativam”.
Adélio Amaro