› Ígor Lopes
Carlos Sabino Félix tem 42 anos de idade, é natural de Moçambique e reside na Suíça juntamente com os filhos. Conta que tem a sua família espalhada pelo mundo, já que a mãe e os irmãos vivem em Londres, na Inglaterra. E o pai e outros irmãos vivem em Moçambique, em África.
Sobre viver na Suíça, Carlos é enfático: “Eu gosto muito de viver na Suíça. Apenas temos que aceitar as regras e conviver com elas”.
Carlos explica que tem a sua própria empresa no país dedicada a fazer eventos, além de uma padaria que é “internacional”.
Quando o assunto é a convivência com a comunidade portuguesa no país, Carlos confessa que “já convivi mais, porém, tenho bons contactos com a comunidade lusa”.
“Eu acho que somos todos bem recebidos. Juntamente com a minha familia fomos muito bem recebidos”, disse este empresário sobre a forma como os portugueses são recebidos na Suíça.
“Convivo diariamente com Portugal porque tenho uma padaria onde vendo muitos produtos portugueses. Quando vou de férias a Portugal é sempre bom, pois acho que todos nós quando vamos de férias ficamos radiantes em voltar ao nosso país”, confessou Carlos, que garantiu que o seu grande objetivo é “viver em Portugal e na Suíça ao mesmo tempo”.
A Suíça, segundo Carlos, que vive há 16 anos em Adliswil, no cantão de Zurique, garante “estabilidade familiar e, acima de tudo, um futuro bom aos meus filhos”.
“Acho que todos nós quando imigramos vamos a procura de melhores condições de vida. (…) não podemos comparar o estilo de vida em cada país, começando pelos ordenados, as rendas, o que pagamos de seguros e muitas outras coisas. Se me perguntar, onde temos mais futuro? Aí, sim, terei que responder aqui na Suiça. É só olhar para os nossos filhos”, comentou.
Embora esteja satisfeito com o seu atual destino, Carlos confessa que “não foi fácil chegar a um país onde temos quatro línguas diferentes, mas quando há grande vontade e disponibilidade, aprendemos”.
“Na verdade, já me considero do mundo…(risos)”, finalizou Carlos.