› Adélio Amaro, diretor
Depois de uma pandemia que a todos baralhou os planos, era desejo que melhores dias florissem. Surgiu, então, o conflito militar na Europa com a invasão russa ao território ucraniano. Conflito, além do terror provocado na Ucrânia, que incitou nos países europeus, com destaque para Portugal, uma subida abrupta de preços, entre eles os dos bens alimentares e essenciais para a vida humana.
E, como se ainda não fosse suficiente, além do conflito militar que está a destruir a Ucrânia, rebentou, de novo, o conflito israelo-palestino, também militar. E, como se ainda não fosse suficiente, o governo português caiu, após uma trapalhada de contradições que ninguém entende. E, como se ainda não fosse suficiente, até o nome do Presidente da República está “envolvido” no caso das “gémeas brasileiras” (luso-brasileiras), com tramas que também ninguém entende.
Foi com estes dramas e conflitos, internacionais e nacionais, que 2023 passou rapidamente.
Na Suíça, a comunidade portuguesa também sofreu e sofre com estas problemáticas, além das que tem de enfrentar no país helvético. Todavia, contrariando estes aspetos negativos, continuamos a ter uma comunidade fortemente ativa, com imensas atividades perante as quais o Gazeta Lusófona tem dificuldade em acompanhar todas. Por isso, uma vez mais, solicitamos que nos informem das respetivas iniciativas, com antecedência, para ajudarmos a divulgar. Várias vezes temos referido “ajudem-nos a ajudar” na promoção dos mais variados eventos, sejam eles de índole recreativa, cultural, social, desportiva ou académica.
Não queremos discriminar ninguém, mas como devem entender, não é fácil, para uma pequena redação e com generosos colaboradores, conseguir acompanhar todos os eventos. Assim, em nome do Gazeta Lusófona, volto a sublinhar que este jornal é de toda a comunidade e que contamos com a colaboração de todos.
Nesta época festiva, em que o Gazeta Lusófona está a comemorar o seu 25.º aniversário, desejamos um feliz Natal e um fantástico ano de 2024 a todos os assinantes, colaboradores, leitores, amigos e anunciantes.
Em janeiro traremos novidades, contamos convosco…