›Ígor Lopes
Entre os dias 22 e 28 de março, o presidente do Partido Social Democrata (PSD), Luís Montenegro, visitou as comunidades portuguesas em cinco países na Europa. Um dos destinos foi a Suíça, onde, no dia 28, Montenegro encontrou-se com o Maire de Thonex, no Cantão de Genebra, o lusodescendente Bruno da Silva, numa sessão do “Movimento Acreditar”, dedicada à temática das Comunidades Portuguesas, além de um jantar com militantes e simpatizantes do PSD.
A sessão do “Movimento Acreditar” contou ainda com a participação presencial e remota de cerca de 15 pessoas, a partir de vários países, que apresentaram “perspetivas pessoais sobre a importância estratégica das comunidades portuguesas”. Segundo membros do PSD, “as conclusões destas sessões, conjuntamente com o trabalho do Conselho Estratégico Nacional e as propostas da rede de estruturas partidárias, servirão para definir o futuro programa eleitoral do PSD”.
Já o jantar com militantes e simpatizantes do partido envolveu cerca de 80 pessoas e incluiu “troca de impressões” entre Luís Montenegro e os participantes, “tendo sido abordadas matérias com relevância para as comunidades”.
Nova estrutura
Segundo os responsáveis pelo partido social democrata, a secção da Suíça do PSD conta com novos órgãos, eleitos há poucos meses, “e está numa fase de alargamento da sua implantação local”. A direção desta secção está a ser liderada por Luís Fraga, que “está a angariar novos militantes e a tentar chamar os mais antigos para atividades regulares”.
“(…) confesso que o que mais me impressionou foi a forma como Luís Montenegro foi recebido por todos, mesmo aqueles que nada têm a ver com o PSD. (…) Para quem, como eu, anda há mais de 20 anos a estudar a problemática destas nossas comunidades, é reconfortante encontrar decisores políticos ao mais alto nível que percebam as questões com que nos confrontamos e que possam partilhar as soluções que vamos desenhando”, comentou José Cesário, coordenador do Secretariado Nacional do PSD para as Comunidades Portuguesas, que acompanhou Montenegro nessa deslocação pela Europa, juntamente com o ex-deputado eleito pelo círculo europeu Carlos Gonçalves.